Os empreendedores da fotografia estão inovando ao capturar imagens dos treinos de atletas amadores e profissionais nas vias públicas de Natal. Uma tendência crescente em diversas capitais brasileiras, tem sido vista com mais frequência por aqui. Para os amantes e praticantes das corridas de rua, a presença de fotógrafos ao longo do percurso das corridas oficiais já é uma tradição, agora essa prática está se expandindo para os treinos e longões, em especial os praticados na Via Costeira, Rota do Sol e UFRN que são pontos de grande circulação de atletas amadores.
Há cerca de uma semana esta repórter, e corredora amadora que aqui escreve, esteve na Via Costeira em uma tarde de domingo e viu de perto a movimentação. Ao longo de 5km encontrou cerca de 10 fotógrafos em locais estratégicos fazendo fotos dos atletas, e conversou com um deles, Lucas Damasceno.

O profissional comentou que essa tendência começou em Natal há cerca de um ano, quando profissionais decidiram expandir as coberturas fotográficas também nos treinos, como forma de aumentar o faturamento. “Em cidades como João Pessoa e Fortaleza, onde a orla é constantemente usada para a prática de esportes, a cobertura fotográfica de treinos já é uma prática consolidada. Em Natal, a tendência tem ganhado força nos últimos meses, com os fotógrafos oferecendo suas imagens por preços acessíveis, variando entre R$ 12 e R$ 17 por foto. Os corredores podem facilmente adquirir as fotos por meio de plataformas online, realizando o pagamento via Pix ou transferência bancária, e recebendo as imagens por e-mail”, detalhou o fotógrafo Lucas Damasceno.

Ainda de acordo com o profissional, essa nova demanda representa uma grande oportunidade de expandir os negócios, criar um portfólio diversificado e construir um relacionamento mais próximo com os atletas amadores e profissionais. “A cobertura dos treinos é uma oportunidade para garantir uma fonte de renda regular, mesmo fora dos grandes eventos esportivos. Além disso, os fotógrafos especializados em corrida podem aproveitar a alta circulação de corredores e organizadores de eventos esportivos nesses locais como estratégia para ampliar a rede de contatos e fechar novas parcerias”, enfatizou Lucas Damasceno.