A cidade de Crateús testemunhou um momento histórico para a saúde da região com a visita da secretária de saúde do estado, Dra. Tânia Mara, para oficializar a implantação do tão aguardado serviço de tratamento oncológico no município. Com previsão de início já em maio, a iniciativa é fruto da parceria entre o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) e o Centro de Atendimento ao Câncer (CAC), representando um avanço significativo que impactará diretamente a vida de inúmeros pacientes, eliminando a necessidade de longos e desgastantes deslocamentos para centros como Fortaleza e Sobral.
A secretária Tânia Mara enfatizou a concretização de um importante passo para a descentralização do atendimento oncológico no estado. A prefeita de Crateús, Janaína Farias, por sua vez, destacou a importância da conquista, ressaltando que este era “o serviço mais aguardado da área da saúde, não apenas em Crateús, mas em toda a região”. Sua dedicação e persistência em buscar, junto ao Governo do Estado, melhorias para a saúde da população local foram cruciais para tornar este projeto uma realidade.
A relevância da implantação deste centro oncológico em Crateús ecoa as palavras do médico oncologista Dr. Mário Vilâny, diretor clínico do CAC que destaca: “a descentralização do tratamento oncológico é fundamental para garantir o acesso facilitado e oportuno aos pacientes. Evitar o deslocamento para grandes centros não apenas reduz o sofrimento físico e emocional, mas também contribui para a adesão ao tratamento e, consequentemente, para melhores resultados clínicos”.
A visita da Tânia Mara incluiu ainda uma inspeção às obras do novo hospital de Crateús, sinalizando um compromisso abrangente com a infraestrutura de saúde do município. A implantação do Centro de Tratamento Oncológico, fruto da “luta incansável” da prefeita Janaína juntamente com o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) , representa um marco na história da saúde regional. É um passo concreto em direção a um futuro onde o acesso a tratamentos essenciais seja mais equitativo e humanizado para todos os cidadãos de Crateús e da vasta região que se beneficiará deste serviço.

Sobre o CRIO
O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Norte-Nordeste. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o CRIO disponibiliza ambulatórios de consultas clínicas e prevenção, serviços de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, imagem, leitos hospitalares, intervenções cirúrgicas e UTIs para pacientes de convênios, particulares e provenientes do Sistema Único de Saúde- SUS.