Foto: Brunno Martins/Divulgação
Além da temporada de apresentações, o projeto também dá continuidade aos seus programas de formação, dedicados a garantir o acesso da população a música sinfônica
Com o objetivo de democratizar o acesso à música sinfônica, o projeto Movimento Sinfônico volta à ativa com um concerto especial de Páscoa para a abertura oficial da temporada no dia 29 de abril, às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão. Comandada pela Orquestra Sinfônica do RN (OSRN), a apresentação conta com regência do maestro Linus Lerner e é aberta ao público. Além do concerto, o projeto também dá continuidade aos seus programas de formação e presença digital.
Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro. A temporada segue com a campanha de doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.
“Nessa apresentação especial de Páscoa, teremos várias obras de diferentes compositores, como a Ave Maria, de Gounod e Bach. Teremos também obras de Vivaldi e Händel, além de convidados especiais, como a cantora Ângela Bezerra do Nascimento e o contratenor Franz Ribeiro. E também a participação dos coros de alunos do CEI e do Canto Paramirins, além do Coral Harmus. Será uma apresentação muito festiva, uma noite maravilhosa para começar a temporada da nossa Orquestra neste ano”, conta o maestro Linus Lerner.
Além da temporada de concertos, que visam garantir o acesso da população potiguar a produção artística da OSRN, o projeto Movimento Sinfônico realiza também o Programa de Formação com Masterclasses e ensaios abertos à comunidade escolar. A ação é voltada a contribuir para a formação de jovens, com realização de aulas, oferecendo aos alunos e alunas aprimoramento em sua técnica e performance e oportunidade de apreciação musical.
“O Movimento Sinfônico promove não só apresentações da Orquestra Sinfônica para a população, mas também o acesso ao conhecimento sobre a música sinfônica. Além do Programa de Formação, também fazemos uma série de videoaulas e ensaios abertos. E temos também o Programa Presença Digital, com transmissão ao vivo de concertos sinfônicos e publicação de registros audiovisuais dos concertos no YouTube”, destaca Tatiane Fernandes, produtora cultural do projeto.
A iniciativa é fomentada pela Lei Câmara Cascudo, com realização da Mapa Realizações Culturais, e alinhada com a Agenda 2030 da ONU, com ações que buscam contribuir com o desenvolvimento humano e social através da arte. As temporadas dos últimos anos bateram recordes de público, atingindo diretamente mais de 18 mil pessoas por ano, gerando emprego e renda para mais de 30 profissionais das áreas técnicas e mais de 40 artistas da música.
“Com a realização destes três programas, o projeto Movimento Sinfônico é dedicado a contribuir com educação de qualidade, apresentar as práticas profissionais de uma orquestra e envolver crianças e jovens para a perspectiva de se tornarem profissionais do futuro, aumentando a percepção do valor da música sinfônica como ação direta da redução de desigualdades e aumentando a oferta de concertos e ações de música sinfônica para a população do RN”, pontua Tatiane.
O projeto é realizado através da Lei Câmara Cascudo com patrocínio do Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, com produção da Mapa Realizações Culturais.
Conheça mais sobre o Movimento Sinfônico através das redes sociais: @movimento_sinfonico_osrn e @maparealizaculturais
SERVIÇO
O quê: Concerto oficial de abertura da temporada 2025 da OSRN
Quando: 29 de abril, às 19h30
Onde: Teatro Alberto Maranhão
Entrada: Gratuita | Retirada uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro