Foto: Divulgação
O Moura Brasil, também conhecido como Oitão Preto, é um bairro centenário localizado entre o Centro de Fortaleza e a Praia da Leste Oeste. É habitado por migrantes do interior do Ceará e pescadores. Foi com o intuito de mergulhar e preservar a memória do lugar que surge o projeto Porto de Memórias – De Casa em Casa Exposição Virtual Itinerante“, do fotógrafo turco, radicado em Fortaleza, Emrah Kartal com parceria da realização com Ismael Gutemberg, diretor do NUPAC (Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil). O lançamento será no dia 02 de maio, às 16h, na Praça do Muriçoca. .
Porto de Memórias – De Casa em Casa Exposição Virtual Itinerante” surge como uma janela vibrante para as histórias interligadas e vozes cativantes de 12 residentes locais com uma pesquisa oral e ensaios fotográficos com registro audiovisual produzir a exposição virtual e urbana. que pode ser conferida no site www.portodememorias.com . Outro meio de conexão com o público, são QR Codes fixados nos muros/fachadas das residências, agindo como portais para uma experiência digital imersiva na qual os visitantes são transportados a uma coleção de fotos, vídeos, sessões de fotografia e entrevistas no site do projeto. Estas entrevistas, gravadas em áudio e vídeo, revelam a alma e o coração dos moradores, proporcionando uma visão íntima e genuína da vida na comunidade. Cartões Postais para Gerações Futuras Complementando a exposição virtual, o projeto também mergulha na produção de cartões postais físicos. Estes transcendem a mera materialidade, atuando como cápsulas temporais recheadas de memórias e sentimentos. Representando visualmente a comunidade, cartões postais serão produzidos, sendo a frente com o retrato do morador e atrás terá memória ou história contada. O projeto vai resgatar 12 memórias de 12 moradores. Esses cartões tornam-se mensagens tangíveis para as futuras gerações da Cidade, estabelecendo uma ponte entre o passado, o presente e o futuro.
A inovação do projeto está em transformar a exibição de imagens em uma experiência multimídia acessível via QR codes, permitindo que o público explore o conteúdo pelo celular enquanto circula de casa em casa no Moura Brasil.
Esta iniciativa é fruto da inspiração de uma experiência anterior no Rio de Janeiro, em 2013. O “Porto de Memórias – Retratos em Postais” centrava-se na documentação visual dos moradores da região portuária carioca. Suas histórias, trajetórias e paixões pelo bairro foram traduzidas em fotografias, vídeos, cartões-postais e um documentário. Celebrando memórias do dia a dia e lançando um olhar atento para o futuro, o “Porto de Memórias – De Casa em Casa Exposição Virtual Itinerante” se consolida não apenas como uma exposição, mas como um movimento cultural. Ele valoriza o patrimônio imaterial, exalta relatos individuais e coletivos e convida a todos a embarcarem nesta jornada evocativa.
“Porto de Memórias – De Casa em Casa Exposição Virtual Itinerante” é um projeto apoiado pela Lei Paulo Gustavo por meio do Edital das Artes, da Secultfor.
Ficha Técnica
Emrah Kartal – Co-Produção e Curador
Ismael Gutemberg – Realização – NUPAC
Débora Pinheiro – Produção Comunitária
Joanice Sampaio – Assessoria de Imprensa
Thaiara Basílio de Melo Gonçalves – Mídias Sociais
Eduardo Lopes – Produção Executiva
Serviço
Lançamento da exposição “Porto de Memórias – De Casa em Casa Exposição Virtual Itinerante”
Dia 02 de maio, às 16h
Local: Praça do Muriçoca, Moura Brasil
Exposição virtual – www.portodememorias.com e no QR Cordes fixas nos muros e fachadas de residências do bairro Moura Brasil
Instagram @porto_dememorias
Youtube @portodememorias
Tik Tok @porto_dememorias