Pesquisa da Globo ADS revela perfil das Mães Brasileiras

Dia das mães chegando, o varejo precisa entender o perfil das mães para traçar as estratégias e campanhas de vendas. Analisando os números, alguns dados chamaram atenção da Queridinha do Comércio, tais como: 46% das matriarcas são as principais responsáveis pelo sustento dos filhos, enquanto 42% delas detêm a guarda exclusiva.


Com base nos dados, constatei que os filhos precisam pensar um pouco mais sobre a rotina de suas mães se quiserem agradar de fato com o presente.  Foi perguntado no estudo sobre o que as mães gostariam de ganhar, e o que os filhos pretendem presentear. Enquanto as mães desejam em primeiro lugar viagens, os filhos pensam em perfumes e cosméticos. Em segundo lugar elas preferem perfumes e cosméticos, já eles pensam em roupas. Algo personalizado para elas está na quarta opção de desejo das mães, já para os filhos essa é a nona opção.
Independente da classe social, o fato é que muitas mulheres  todos os dias tentam equilibrar os pratos entre maternidade, trabalho, casa e saúde emocional, mas nem sempre isso é percebido pelos filhos como algo exaustivo. Mais de 11 milhões de brasileiras criam sozinhas seus filhos, enfrentando não só desafios financeiros, mas também impactos profundos na saúde mental. Segundo o estudo, cerca de 25% das mães relatam sintomas de depressão no puerpério, reflexo direto da sobrecarga e da falta de rede de apoio.


Elas estão sobrecarregadas, tanto que quando foram questionadas sobre as tarefas que mais tomam o seu dia, as respostas se repetem: cuidar dos filhos, trabalhar, manter a casa em ordem, e cozinhar. As atividades que ficam em segundo plano? Atividades físicas, autocuidado, estudos, lazer com amigos ou hobbies pessoais.
Se tivessem três horas a mais no dia, elas usariam esse tempo para coisas simples, porém fundamental para todo ser humano, mais tempo de qualidade com os filhos, autocuidado, cuidar da saúde mental, estudar, investir em um hobby ou até tirar uma soneca. Elas também expressam um desejo claro por ajuda: 60% gostariam de ajuda com a limpeza da casa e 50% com a preparação das refeições – pequenos gestos que poderiam aliviar parte dessa carga.


A pergunta que fica é, será que os filhos conseguem perceber essas necessidades de suas mães?

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Parque Nacional de Sete Cidades (PI) ganha destaque com reconhecimento da trilha Caminhos da Ibiapaba

Fotos: Thiago Amaral A iniciativa consolida o atrativo turístico e reforça seu papel estratégico na preservação dos biomas Caatinga e Cerrado. O...

Meia Maratona Salvador altera trânsito em diversas vias no domingo (27)

Foto: Lucas Moura/Secom PMS Para a realização da Meia Maratona Salvador (21k), que acontece no domingo (27), o trânsito será alterado em...

Campeonato Sergipano de Kart acontece esse final de semana em Aracaju

Foto: Arthur Leite Primeira etapa do evento, a ser realizado em Aracaju, marca o início da temporada 2025 e reúne pilotos de...

plugins premium WordPress