Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa
Esse é o terceiro Fórum de Debates realizado pelo Instituto Fecomércio-PE em 2025.
Na última terça-feira (29), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio PE, com apoio do Sebrae/PE, Cartão do Empresário, Sindilojas Garanhuns e TV Asa Branca promoveu o terceiro Fórum de Debates de 2025. A edição ocorreu em Garanhuns, no agreste do Estado, contou com a presença de 80 pessoas. A temática abordada foi “Tendências do Varejo para Empresários”, sob comando do especialista em gestão e governança corporativa (ESG), Adalberto Souza, e participação do ex-secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.
Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, foi representado pelo vice-presidente para Assuntos do Comércio de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-PE, Ivan Gomes. “Mais uma vez estamos fazendo essa rodada de palestras pelo estado, já tivemos em Jaboatão e Paulista, e Garanhuns mais uma vez é contemplada com esse Fórum de Debates. Isso mostra a importância da nossa cidade. Eu me sinto muito mais honrado em receber a Fecomércio para fazer mais uma vez esse grande evento dentro da cidade”, destacou Ivan Gomes, em seu discurso.
Adalberto Souza, abordou a temática “Tendências do Varejo para Empresários”, dando dicas, esclarecendo dúvidas e desmistificando tabus sobre a era Inteligência Artificial. Além disso, o especialista convidou o ex-secretário estadual Alberes Lopes para debates sobre as inovações para o comércio pernambucano. “O Fórum de Debates realizado em Garanhuns foi uma iniciativa muito oportuna para fomentar reflexões sobre o presente e o futuro do varejo. A troca de experiências e a abordagem de temas estratégicos, sobretudo as ferramentas de inovação a serem utilizadas em cada fase da jornada do cliente e tendo esse cliente na centralidade, contribuíram para ampliar a visão sobre os desafios e as oportunidades que o setor enfrenta, e ainda contamos com a preciosa participação do Alberes Lopes que nos trouxe a experiência da participação dele na NFR 2025”, explicou o palestrante.
De acordo com Alberes Lopes, a participação do público o motiva cada vez mais a eventos como esse. “Estamos representando todo o Sistema S, trabalhando não só a qualificação, mas a informação para chegar no comércio e nos empresários. Isso é muito importante. Eu estou feliz de ter participado deste evento, estou feliz de ter trocado essas experiências e espero os outros para que possamos estar levando informação a cada vez mais pessoas contribuindo para que elas possam se qualificar. Como eu sempre digo ‘a qualificação transforma a vida das pessoas’’, afirmou.
Empreendedor no Restaurante Chalé e Presidente do Trade Gastronômico, Luna Neto participou do evento e destacou o diferencial da palestra ao abordar as tendências do varejo. “Eu como representante de todo setor gastronômico da região busco inúmeras oportunidades de conhecimento para ser aplicável. A temática de Adalberto e Alberes trouxeram informações muito valiosas para o desenvolvimento, principalmente sobre a IA, que hoje, é uma tendência real e precisamos tirar esse proveito para otimizar nossos serviços”, explicou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL-Garanhuns) e empreendedor na G Motos, Luiz Carlos, também participou do evento e falou sobre o sentimento pós Fórum de Debates. “A palestra foi muito rica, trouxe uma visão mais firme de trabalhar com a inovação, com a tecnologia, usar as novas ferramentas. Obtivemos os conhecimentos da NRF, que é uma feira importantíssima, a feira do comércio mundial, a maior feira do comércio do mundo, através de Alberes, o que enriqueceu ainda mais o conteúdo”, afirmou.
Para o Superintendente do Instituto Fecomércio-PE, Ricardo Santos, levar o Fórum de Debates para Garanhuns reforça o compromisso do Instituto Fecomércio-PE em promover a interiorização do conhecimento e das inovações que impactam diretamente o varejo. “Nosso objetivo é aproximar os empresários das tendências que estão transformando o setor, como a inteligência artificial e a experiência do cliente, estimulando o desenvolvimento local por meio da informação e do diálogo qualificado”, detalhou.