Cinema inclusivo: VerOuvindo Circula exibe filmes acessíveis em escolas e instituições no Recife

Programação apresenta o telefilme “Eu quero ir” e o documentário indígena Wadja, com acessibilidade comunicacional. Foto: Ícaro Benjamin

A segunda edição do VerOuvindo Circula já tem data para acontecer no Recife. O evento, que leva sessões de cinema acessível para escolas públicas, bibliotecas, instituições voltadas para pessoas com deficiência e agora, também, ao tradicional Cinema São Luiz, será realizado entre os dias 19 e 24 de maio. A iniciativa busca descentralizar o acesso ao audiovisual com recursos de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, Libras e legendas descritivas, permitindo que públicos diversos, principalmente pessoas com deficiência, possam vivenciar o cinema de forma plena e inclusiva.  

A curadoria, pautada pela qualidade das obras selecionadas, buscou estimular reflexões sobre temas de grande relevância na contemporaneidade, tais como: visibilidade para a cultura indígena, empoderamento feminino, tradição da cultura popular, inclusão, acessibilidade e profissionalização nas áreas da Libras e da audiodescrição.

O telefilme Eu quero ir, de Pablo Polo, é uma produção pernambucana que mistura drama e comédia para contar a história de Iara, uma menina de 12 anos, talentosa e apaixonada por futebol, que enfrenta as imposições do pai, criado sob valores machistas, e deseja que a filha se envolva apenas nos bastidores do bloco carnavalesco da família. Com leveza, humor e emoção, o filme percorre as ladeiras de Olinda, celebrando o frevo, os sonhos e a luta pela emancipação feminina.

O documentário Wadja, de Narriman Kauane, retrata a trajetória de Marilena Araújo, mulher indígena, educadora e ativista da cultura Fulni-ô. A obra destaca a atuação dela na fundação da Escola Bilíngue Antônio José Moreira, e sua dedicação à preservação da língua materna do povo Fulni-ô, o yaathe. Esse filme será exibido no Cinema São Luiz, com a presença dos realizadores e de membros da comunidade indígena de Águas Belas – PE, promovendo, assim, um encontro inclusivo com essas novas vozes da nossa criação audiovisual.

Para Liliana Tavares, idealizadora e produtora do VerOuvindo, festival que depois de dez edições realizadas nos cinemas de rua da cidade se recria na modalidade “Circula”, levar o cinema acessível para diferentes espaços da cidade é uma maneira de democratizar e fortalecer o acesso à cultura, garantindo aos espectadores o direito de acessar as histórias contadas nas telas. “O evento nasceu justamente com estes propósitos: descentralizar o audiovisual, divulgar o cinema acessível e promover experiências que sensibilizem, eduquem e inspirem. Quando, por exemplo, uma criança com deficiência visual ou auditiva pode assistir a um filme com recursos de acessibilidade, ela entende que também faz parte daquele universo. Inclusão básica, que transforma vidas e amplia horizontes”, afirma.

Programação

Das seis sessões disponíveis, duas serão abertas ao público: a primeira, na Biblioteca Pública Estadual, e a última, no Cinema São Luiz. Ambas serão gratuitas. Antes de todas as sessões, as consultoras de acessibilidade Michelle Alheios, que é cega, e Mariana Hora, que é surda, falarão brevemente sobre a experiência de assistir a um filme com acessibilidades aparentes. Após cada sessão, haverá um bate-papo entre a plateia e a equipe responsável pela acessibilidade dos filmes: além das duas consultoras, um audiodescritor, um intérprete de Libras e assistentes de produção. Todas as conversas terão audiodescrição e Libras de forma simultânea, ao vivo. A coordenação técnica de exibição será feita pela 9 Oitavos Produções, responsável pelos equipamentos de exibição apropriados para cada local, incluindo uma telona inflável, que vira um espetáculo à parte quando está sendo montada nas escolas.

O VerOuvindo Circula 2 é realizado pela Com Acessibilidade Comunicacional, incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio do Governo do Estado de Pernambuco, PNAB-PE.

Serviço:
2° VerOuvindo Circula – de 19 a 24 de maio

Locais:
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Endereço: R. João Líra, s/n – Santo Amaro
Data: 19 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo

CAEER – Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife
Data: 20 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo

Escola Municipal Engenho do Meio
Data: 21 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo

Colégio Waldemar de Oliveira, a Escola Sylvio Rabello e a Escola Sizenando Silveira
Data: 22 de maio
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo

Compaz Ariano Suassuna
Data: 23 de maio, às 14h
Filme: Eu quero ir – Pablo Polo

Cinema São Luiz
Endereço: Rua da Aurora, 175 – Boa Vista
Data: 24 de maio, às 14h
Filme: Wadjá – Narriman Kauane

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Últimos dias da exposição “Pequena Coleção das Dores” de Luciana Padilha no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda

Segue até próximo domingo, 11 de maio, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, a exposição Pequena Coleção das Dores, da artista, pesquisadora...

Em João Pessoa, Mero Restaurante celebra o Dia das Mães com almoço especial e música ao vivo 

Fotos: Isa Rolim Vagas são limitadas, e as reservas podem ser feitas pelo instagram do restaurante Neste domingo, o Mero Restaurante abre...

Valéria Oliveira apresenta canções que embalam exposição “Faces do Reduto”, na Pinacoteca Potiguar

Foto: Divulgação/Brunno Martins Programação especial acontece neste sábado (10), às 11h na Pinacoteca Potiguar; setlist envolve músicas autorais e clássicos da MPB...

plugins premium WordPress