Foto: Matheus Pereira – Gov BA
A unidade de coleta móvel estaciona no campus da instituição nos próximos dias 21 e 22 de maio
Com a chegada das festas juninas — período em que historicamente aumentam os acidentes e a demanda por transfusões na Bahia — o Centro Universitário Ruy Barbosa e a Fundação Hemoba promovem uma campanha especial de doação de sangue e cadastro de medula óssea em Salvador. A unidade móvel da Hemoba (Hemóvel) estará estacionada no campus do UniRuy, na Avenida Luís Viana Filho, nº3172 – Paralela – nos dias 21 e 22 de maio, das 8h às 17h, atendendo por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento prévio.
A iniciativa tem o objetivo de reforçar os estoques de sangue para o período festivo e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea — um gesto que pode salvar vidas em qualquer lugar do mundo. Isso porque os dados dos voluntários passam a integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), conectado a uma rede internacional que cruza informações para encontrar compatibilidade com pacientes em tratamento de doenças graves.
Medula óssea: um gesto que atravessa fronteiras e salva vidas
Milhares de pessoas no Brasil e no mundo aguardam um transplante de medula óssea como única chance de cura para doenças como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo e anemias graves. A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos é de apenas 25%, e entre não aparentados, essa probabilidade cai para 1 em 100 mil. Por isso, quanto maior o número de cadastrados no REDOME, maiores são as chances de salvar vidas.
Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e preencher um formulário com dados pessoais. Em seguida, será coletada uma amostra de 5 ml de sangue, utilizada para testes de compatibilidade genética. Caso haja compatibilidade com algum paciente no futuro, o doador será contactado para confirmação e possível doação.
Educação que transforma realidades
A campanha no Centro Universitário faz parte do projeto Universidade Cidadã, que promove ações voltadas à formação integral dos estudantes e ao benefício da sociedade. Alunos capacitados pela oficina “Multiplicadores do Hemoba” atuarão na mobilização e conscientização da comunidade acadêmica, ampliando o alcance da campanha.
“É nosso dever, como educadores, formar cidadãos conscientes do seu papel na construção de uma sociedade mais solidária. A doação de sangue e o cadastro para medula são gestos simples, mas que têm um impacto profundo”, destaca o reitor do Centro Universitário Ruy Barbosa, Rodrigo Araújo.
Como doar sangue
Para doar, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);
- Pesar mais de 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas);
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Não fumar por ao menos 2 horas antes da doação;
- Levar um documento oficial com foto.
Todo o material utilizado é descartável e seguro, e a doação dura apenas alguns minutos — tempo suficiente para fazer uma grande diferença na vida de quem precisa.