Inovação no Sertão: Eli Agro valoriza culturas exóticas e transforma a realidade do agronegócio no RN

Foto: Daísa Alves

Projeto aposta em culturas exóticas, tecnologia acessível e troca de experiências para transformar o agronegócio no RN

Como romper com o estereótipo do sertanejo sofredor e valorizar a produção agrícola no semiárido? Uma das respostas tem surgido através da inovação no campo, com a introdução de culturas exóticas e práticas modernas em propriedades rurais do Rio Grande do Norte. Esse movimento é impulsionado pelo Ecossistema Local de Inovação do Agro (Eli Agro), iniciativa com mais de um ano de existência no estado que já vem promovendo transformações relevantes na forma de produzir, empreender e agregar valor no meio rural.

A mais recente ação do projeto foi a Rota dos Potenciais e Encantos do Seridó, realizada nos dias 14 e 15 de maio, passando pelos municípios de Jaçanã, Cerro Corá e Currais Novos. A atividade reuniu produtores rurais, empresários e representantes de entidades de apoio ao setor para conhecer de perto experiências bem-sucedidas em lavouras de café, pitaya e maracujá, além da produção de queijos artesanais, gado e frango de corte.

Em outras rotas promovidas pelo Eli Agro, já realizaram visitas técnicas a propriedades com cultivos de açaí, cacau e eucalipto. A proposta é inspirar produtores a apostarem em novas culturas e modelos de negócio, ampliando a competitividade e a eficiência em um setor historicamente marcado por desafios e limitações.

“Podemos aprender muito com essas culturas exóticas e trazer esse conhecimento para o nosso estado e para o agronegócio”, destaca Elton Alves, gestor do programa Agro+ RN, do Sebrae-RN.

O que o Sebrae e tantos outros atores têm feito dentro do ecossistema Eli Agro é justamente romper com o paradigma de que inovação é algo caro e restrito aos grandes produtores, Elton Alves, gestor do Agro+ RN, do Sebrae-RN.

Integração de atores da economia promove inspiração e novos negócios

Inspiração foi o principal foco de Cecília Madruga ao conhecer as plantações durante a programação da Rota dos Potenciais e Encantos do Seridó. Atuante na área de alimentos e bebidas e sócia-fundadora da Petisqueria, Cecília almeja ingressar no ramo do agronegócio.

“Vim buscar inspiração. Eu quero idealizar um projeto, mas ainda não tenho um direcionamento. Quero construir esse projeto com base nisso que estou começando a vivenciar. Na minha família tem muita história com o agro com produções diferentes – algodão, até mineração já teve lá. Sempre tive o sonho de dar continuidade. E agora estou em busca de começar a construir a realização desse sonho. Outro objetivo é buscar fornecedores para o empório, com produtos produzidos aqui, reforçando essa conotação da produção potiguar”, destaca.

Já Jardeline Braga, com atuação consolidada na criação de gado e frango de corte na região de Currais Novos, considera que conhecer culturas mais exóticas amplia a visão de negócio e permite trazer ideias para diversificar e aumentar a produtividade. Na cultura do café, especificamente, surgiu um novo interesse, que será analisado com mais profundidade.

“Comecei a perceber que eu tinha algumas áreas na minha propriedade que estavam subutilizadas. Então despertei para a agricultura – algo que não é tão forte na nossa região. Já fiz, há dois anos, um plantio de milho e sorgo. Mas agora, veio o desejo de fazer uma plantação mais estruturada, voltada para um novo tipo de produção. Hoje, estamos tendenciosos para o café. Estamos analisando, com amostras de solo e outras informações, se realmente será viável. Se não for o café, será outra cultura – mas também exótica”, afirma.

Eli Agro

Eli Agro é uma rede aberta de apoio ao agronegócio e já reúne 15 Grupos de Trabalho temáticos, nos quais produtores, técnicos e empreendedores discutem soluções específicas para diferentes cadeias produtivas. O movimento evidencia que inovação e tradição podem caminhar juntas — e que o semiárido potiguar tem, sim, um enorme potencial para prosperar com inteligência, sustentabilidade e cooperação.

Mais informações sobre as ações do ELI AGRO RN, podem ser obtidas pelo perfil no Instagram @eli.agrorn, como também ingressando na Comunidade do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GygBZ4bqrqg6Aj287KIQDq

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

TKS Group assina campanha de São João do Grupo Mateus 2025

TKS Group assina campanha de São João do Grupo Mateus 2025Projeto reúne símbolos da cultura nordestina em uma fusão de tradição e...

Assembleia Legislativa de Sergipe sediará 30 de maio lançamento do Protocolo de Consulta das Águas

Evento reúne mulheres marisqueiras para reforçar resistência e mobilização em defesa dos direitos das comunidades pesqueiras, com apoio do CPP Bahia e...

Igor Gnomo se apresenta em Salvador na Sala do Coro do TCA

Guitarrista baiano premiado traz para Salvador show instrumental autoral que mistura jazz, rock e ritmos nordestinos com canções dos seus três álbuns....

plugins premium WordPress