Foto: Adom Vieira
Startup paraibana propõe um ecossistema digital que promete transformar a forma como imóveis são gerenciados, anunciados e vendidos
A IDX Brasil, startup voltada para o setor imobiliário, realizou nesta quarta-feira (21) um coquetel de pré-lançamento da sua nova plataforma. O evento reuniu representantes das principais construtoras da Paraíba e marcou a chegada da inovação ao mercado imobiliário paraibano. A proposta da empresa é revolucionar o mercado ao oferecer um registro único de imóveis, automatizar a gestão e integrar todo o ecossistema de vendas e reservas em um só lugar.
“A IDX Brasil foi criada para conectar construtoras, corretores de imóveis, imobiliárias e clientes em um único ecossistema digital. Nascemos para propor uma forma de pensar mais colaborativa, transparente e justa no mercado imobiliário, onde todos ganham”, afirmou José Wilker, CEO da empresa.
A sigla IDX vem do inglês Internet Data Exchange — um sistema que permite a troca e integração de dados entre plataformas. Inspirado na tecnologia americana, o conceito foi adaptado para o Brasil por José Wilker, que se uniu ao desenvolvedor Gabriel Moura e ao designer João Pedro, além de sócios das áreas afins que vivem na prática os desafios do setor.
A startup também atraiu atenção de nomes de peso e recebeu aporte de cinco investidores com renome global, entre eles Geraldo Ramos, Jardson Almeida e Eddie Gueiros (fundadores da Moises App), Flávio Ribeiro (engenheiro de software da Netflix), Caio Palhano (CEO da Urban Incorporadora), Assis Antunes (desenvolvedor e investidor profissional) e a agência Fuze. Um dos investidores, Eddie Gueiros, destacou o potencial do projeto e da região. “Nós temos muito orgulho de fazer parte desse celeiro de talentos que é a Paraíba. Como investidor, recebemos propostas de empresas todos os dias, vemos todos os tipos de negócios sendo gerados, mas com a IDX Brasil eu enxerguei minhas dores como consumidor serem resolvidas”, ressaltou.
Parceira oficial da Sicoob, a IDX Brasil também já está conectada a uma das maiores cooperativas financeiras do país. “Vimos que essa integração era tão promissora que não quisemos deixar só na Paraíba. Elevamos a plataforma ao nível nacional. Eles podem operar em qualquer estado do Brasil que vamos atendê-los”, explicou Bruno Medeiros, supervisor de negócios da Sicoob Paraíba.
Cases de sucesso – Entre os primeiros a testarem a plataforma está a DRX Construtora, que utilizou o sistema durante o pré-lançamento de um empreendimento na orla de Cabo Branco, com Valor Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 5 milhões. Segundo Daniell Almeida, diretor da DRX, o objetivo era democratizar o processo de reservas, algo que foi resolvido pela IDX Brasil. “Principalmente em um mercado efervescente como o de João Pessoa, com pré-lançamentos e lançamentos novos a todo momento, a entrada da IDX Brasil traz essa importante conexão entre incorporadores e os corretores de imóveis, que são nossos grandes parceiros. Acredito que a IDX chegou para trazer a transparência que buscamos no mercado”, opinou.
Outra empresa que validou a eficiência da solução foi a Construtora Tropical. Para o CEO Márcio Vasconcelos, a tecnologia tem um significado ainda mais especial por ter nascido em solo paraibano. “É de extrema relevância uma empresa paraibana entrar no mercado com a ideia de inovação e facilitar a venda de toda a cadeia do mercado imobiliário. Acredito muito no potencial de crescimento dessa empresa. Nós já fizemos um teste com um dos nossos lançamentos e foi tudo perfeito”, destacou.
A plataforma da IDX Brasil pode ser acessada por meio do site https://idxbr.com/. Para acompanhar as novidades ou tirar dúvidas, o perfil do instagram é @idxbrasil, email mail@idxbrasil.com ou telefone (83) 996630652.