NoPlace é uma rede social criada para a geração Z e tem recursos semelhantes ao clássico MySpace; saiba mais
O surgimento das redes sociais mudou a forma como os humanos interagem entre si; se você não tem acesso a pelo menos uma rede social, é considerado estranho, principalmente pela geração Z — conhecido popularmente como gen Z, o grupo inclui pessoas que nasceram entre 1997 e 2012, cercadas de tecnologia. Depois do Orkut, Facebook, Twitter e outras redes, o serviço NoPlace chegou justamente para tentar agradar os jovens que estão buscando por seu espaço digital.
Fundada pela empreendedora Tiffany “TZ” Zhong, de 27 anos, o NoPlace é uma rede social que mistura o conceito de microblogging do X (antigo Twitter) e, especialmente, do MySpace. Apesar de ser desconhecido pela maior parte da geração atual, o MySpace fez parte da vida de muitas pessoas antes de desaparecer e cair no esquecimento.
Como não é um serviço focado em vídeos, como o YouTube,TikTok e Instagram, é possível que a novidade não alcance o mesmo sucesso dessas outras redes. Comumente, essas plataformas são alimentadas por vídeos virais e criadores de conteúdo que produzem diariamente, o que impulsiona significativamente a popularidade.
O que é o NoPlace e como funciona?
Lançado em julho de 2024, o aplicativo do NoPlace chegou a conquistar um lugar entre os aplicativos mais baixados da Apple App Store; até aquele momento, o app estava disponível apenas para usuários que haviam recebido convite.
“Acho que parte da magia e diversão da internet acabou. Tudo é muito uniforme. Sempre adorei o social. Tudo é apenas mídia. Parece muito desconectado”, disse a fundadora e CEO do NoPlace, Tiffany Zhong, ao explicar por que criou a nova plataforma.
Com semelhanças ao MySpace, podemos descrever a plataforma como uma rede social de texto, onde os usuários podem seguir seus amigos e compartilhar qualquer tipo de informação. Inclusive, há uma opção em que é possível listar seus 10 melhores amigos, um recurso semelhante aos 8 melhores amigos do MySpace.
Conheça alguns recursos do NoPlace:
- Dois feeds – Assim como o Twitter, a rede apresenta um feed de atualizações. Na verdade, são disponibilizados dois feeds para cada usuário: um com todos os conteúdos dos seus amigos e outro com as atualizações globais. Menores de 18 anos recebem um feed moderado.
- Personalização – Um dos recursos mais populares é a opção de personalizar o estilo da sua página de perfil, algo semelhante ao oferecido no Orkut. A estética da rede foi um dos pontos que ajudaram na viralização e fama precoce.
- Compartilhe o que está fazendo – O usuário pode publicar sobre o que está fazendo naquele momento, por exemplo, assistindo a um filme ou ouvindo uma música.
- Feed com resumos – Diferente do algoritmo das grandes redes, o NoPlace utiliza uma inteligência artificial para sugerir publicações populares e oferecer resumos do que passou pelo seu feed.
- Sistema de níveis – Com o conceito de gamificação, o NoPlace oferece um sistema de níveis. Nele, os usuários são recompensados quando passam mais tempo na plataforma ou interagem com outros usuários. O nível pode ser visualizado no próprio perfil.
Com uma interface simples, o serviço exibe os posts dos usuários de forma cronológica e, por enquanto, só é possível publicar textos. Ou seja, aqueles que preferem publicar vídeos e fotos no feed podem não gostar tanto da nova opção. Como no X, há uma lista de tags que podem ser acessadas para explorar assuntos de interesse.
Se você é um usuário Android ou busca acessar o NoPlace no computador, tenho uma má notícia. Atualmente, a rede social está disponível apenas para os consumidores que possuem dispositivos com o sistema iOS, da Apple.
O NoPlace também permite deixar curtidas e comentários em publicações, além de conversar com outros usuários por meio do chat privado. Para utilizar a rede social, basta baixar o aplicativo na Apple App Store, cadastrar seu número de telefone e criar seu perfil.
Fonte: CNN Brasil