Escritórios de arquitetura prometem construir o “maior estádio de futebol do mundo”; design da arena é inspirado em tradição marroquina
Foram divulgadas novas imagens do estádio Grand Stade Hassan II, que será construído em Casablanca, no Marrocos, para a Copa do Mundo de 2030. Esse é o principal concorrente do Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, e o novo Camp Nou, do Barcelona, a sediar a final do torneio daqui a seis anos.
As novas imagens da arena foram reveladas pelos escritórios Oualalou+Choi e Populous. O estádio está sendo projetado para ser “o maior de futebol em todo o mundo”, segundo os arquitetos.
O design tem como inspiração a tradicional reunião social no Marrocos conhecida como “moussem”, e a estrutura do estádio será instalada sob um grande telhado de tenda. Cada lado da arena deverá comportar até 29,5 mil espectadores.
O palco de jogo também será cercado por jardins posicionados em plataformas elevadas, a 28 metros do chão. Haverá outros jardins botânicos no nível do solo.
A preparação para o início das obras de terraplanagem está em andamento, e o financiamento público para a construção do estádio foi aprovado em outubro do ano passado. O Grand Stade Hassan II será construído mais exatamente na cidade de El Mansouria, na província de Benslimane, 38 km ao norte de Casablanca.
Como não houve concorrência, já está definido que a Copa em 2030 será em Espanha, Portugal e Marrocos, além de Argentina, Paraguai e Uruguai.
Em relação ao Mundial daqui a seis anos, a maior parte dos jogos será na Espanha. O dossiê de candidatura em conjunto com Portugal e Marrocos apresenta 17 cidades candidatas, sendo nove espanholas.
A proposta é de uso de 20 estádios, sendo um em cada cidade do Marrocos, três em Portugal e outros 11 na Espanha. Oito dessas arenas têm capacidade para mais de 60 mil pessoas sentadas, sendo três para mais de 80 mil torcedores.
- Espanha: Barcelona, Bilbao, Corunã, Las Palmas, Madri, Málaga, San Sebastián, Sevilla e Zaragoza.
- Marrocos: Tanger, Fez, Rabat, Casablanca, Marrakech, Agadir.
- Portugal: Lisboa e Porto.
Fonte: ge.globo