Ferramenta foi lançada ontem (22), no primeiro dia da Frut & Tec, no município de Alto do Rodrigues, e beneficiará 20 pequenos produtores de frutas

Foto: Robson Carvalho

Vinte pequenos produtores de frutas do Distrito Irrigado do Baixo-Açu (Diba) estão aliando inovação e tecnologia para modernizar e expandir seus negócios. O grupo integra a Vitrine Virtual dos Produtores do Alto, iniciativa inovadora do Sebrae RN, em parceria com a Associação do Diba (Adiba), que mira o fortalecimento dos pequenos negócios por meio da ampliação de acesso a novos mercados. A plataforma digital foi lançada nesta quinta-feira (22), no município de Alto do Rodrigues, no primeiro dia da Frut & Tec, feira de fruticultura da Região do Vale do Açu.

A Vitrine Virtual Produtores do Alto está hospedada na página oficial do Diba (diba.org.br). A ferramenta possui filtros específicos que permitem ao usuário acessar informações gerais do produtor, conhecer as frutas produzidas e efetuar as compras de modo prático e direto.

De acordo com dados do Diba, a soma das produções dos 20 fruticultores inseridos na iniciativa representa, ao ano, cerca de 5,7 mil toneladas de frutas disponíveis na plataforma. A expectativa é alcançar uma capacidade produtiva superior a 50 mil toneladas ao ano, a partir da expansão do projeto, com inclusão de todos os produtores do distrito irrigado na vitrine.

O intuito é conectar o campo diretamente ao mercado consumidor, facilitando a comercialização dos produtos locais e promovendo o desenvolvimento econômico da região. Além de ampliar as possibilidades de negócios, a inserção na plataforma garante outro benefício direto aos produtores: anula a participação da figura do atravessador, ainda comum nos processos de negociação do setor da fruticultura.

José Augusto da Costa, conhecido como Jorginho, é um dos pequenos produtores inseridos na Vitrine Virtual Produtores do Alto. Com uma produção baseada no cultivo da banana, mamão e, principalmente, coco, ele está otimista com os benefícios da ferramenta digital, e acredita que terá as vendas e o lucro ampliados.

“Estamos na expectativa que venha trazer muita melhora daqui em diante. Vamos ter mais benefício em relação ao mercado, porque, atualmente, a gente não consegue colocar o produto na ponta, diretamente para o consumidor final. E agora a gente vai poder fazer isso, evitando que boa parte do lucro fique no meio do caminho”, prevê.

Entre as principais culturas abrangidas pelos pequenos produtores impactados pela ferramenta, estão mamão, manga, coco, melancia, limão, melão e banana, esta carro-chefe entre os cultivos na região. Há ainda produção de soja, grama esmeralda e outros produtos essenciais para a economia local e nacional.

De acordo com o gestor de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho, ao promover o contato direto entre produtor e consumidor, a Vitrine Virtual dos Produtores do Alto do Rodrigues se configura como importante instrumento de aproximação comercial.

“Essa é mais uma ação do Sebrae RN, através do Projeto de Fruticultura, para ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos produzidos pelos pequenos produtores da região. Aliado a outras ações que desenvolvemos, a vitrine vai fortalecer os pequenos negócios e a fruticultura da região como um todo”, observa.

Para a gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae RN, Mona Nóbrega, a criação da plataforma representa um marco para os pequenos negócios beneficiados e para a fruticultura da região.

“A Vitrine Virtual é mais do que uma plataforma de promoção. Ela simboliza uma nova era para os produtores do Alto do Rodrigues, conectando-os diretamente com o mercado e garantindo que o fruto do seu trabalho chegue às mesas e às indústrias de transformação do Nordeste”, pontua.

Operacionalização

A consultora do Sebrae RN Ana Raquel Pena, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, conta que a Vitrine Virtual possui interface intuitiva e oferece aos visitantes uma experiência de navegação fluida.

“Isso permite a personalização da busca por tipo de produto, porte do produtor e diferenciais como a produção orgânica. Cada produtor é apresentado com detalhes, incluindo contatos diretos via telefone, WhatsApp e Instagram, facilitando a comunicação e a negociação”, detalha.

Frut & Tec

A feira de fruticultura e tecnologia Frut & Tec é realizada pela Adiba e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN), Federação da Agricultura e da Pecuária do RN (Faern), Governo do Estado e do Sebrae RN.

Essa é a segunda edição da Frut & Tec. Com início hoje (22), seguirá até o sábado (24) e reunirá a cadeia produtiva da fruticultura na sede do Distrito, no município de Alto do Rodrigues, Região do Vale do Açu. A estimativa é de que o evento gere R$ 20 milhões em novos negócios até o final deste ano.

A feira ocorre das 9h às 19h, e alia a área de negócios e orientação técnica, com ênfase na inovação e tecnologia. A programação inclui palestras com expoentes da fruticultura nacional e regional. além da exposição de produtos e serviços em 30 estandes.