Medalhistas dos Jogos Paralímpicos vão carregar 18 gramas do maior monumento de Paris. Design foca na acessibilidade para pessoas com deficiências visuais

Foto: Giovana Pinheiro

Os atletas que subirem ao pódio das Paralimpíadas a partir desta quinta-feira (29 de agosto) vão carregar consigo um pedaço do maior monumento de Paris: a Torre Eiffel. Assim como as olímpicas, as medalhas paralímpicas têm cada uma 18 gramas do ferro original da torre. As medalhas das Paralimpíadas também vão manter a tradição de acessibilidade, incluindo em um dos versos as inscrições “Paris” e “2024” em braille, escrita universal em alto-relevo que permite a leitura para pessoas com deficiências visuais.

As medalhas das Paralimpíadas foram projetadas pela Chaumet, joalheria francesa de luxo. Uma das faces é praticamente idêntica a das Olimpíadas, com um hexágono de ferro da Torre Eiffel no centro e o símbolo dos Jogos de Paris 2024 – o hexágono é uma lembrança à forma da França, uma nação que às vezes é chamada de “L’hexagone”. A única diferença é a substituição dos aros olímpicos pelos agitos, símbolos do Movimento Paralímpico.

A segunda face da medalha paralímpica é totalmente diferente da olímpica, que retrata o resgate dos Jogos com a imagem da Deusa grega da vitória, “Nike”, e o estádio Panathenaic, palco da primeira edição da era moderna das Olimpíadas, em Atenas 1896. Na medalha paralímpica, por sua vez, ilustra em alto-relevo a visão de baixo da Torre Eiffel, com os agitos no centro, e as inscrições em braille “Paris” e “2024”.

A fita vermelha também se diferencia da azul das medalhas olímpicas de Paris 2024. Ambas têm design inspirado na Torre Eiffel.

Há ainda nas bordas das medalhas paralímpicas linhas que diferenciam no tato as de ouro (uma linha), as de prata (duas linhas) e as de bronze (três linhas). É mais uma iniciativa de acessibilidade voltada a pessoas com deficiências visuais. O nome do esporte e da prova vão estar gravados na borda de cada medalha em inglês, língua oficial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Foto: Giovana Pinheiro

As medalhas têm 85 milímetros de diâmetro. As de ouro pesam 529g, as de prata 525g e as de bronze 455g.

Vão ser 549 provas em 22 modalidades nas Paralimpíadas de Paris, com mais de 4.400 atletas na disputa até 8 de setembro.

Fonte: ge.globo