O Conselho Empresarial de Jericoacoara (CEJ) e o Conselho Comunitário de Jericoacoara (CCJ) participaram de uma reunião com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, para discutir a criação de uma unidade de combate a incêndio na vila turística. A reunião foi motivada pelos recentes incidentes de grandes proporções envolvendo incêndios na região, pela falta de equipamentos e profissionais especializados na vila.

Durante o encontro, o Coronel Barreto, Comandante-Geral dos Bombeiros, expressou preocupação com a situação em Jericoacoara, destacando a importância da vila como destino turístico de destaque no Ceará e no Brasil. Ele reconheceu as dificuldades atuais, como a falta de efetivo na corporação, e garantiu que esforços estão sendo feitos para solucionar o problema, inclusive com a previsão de um concurso público para reforçar o quadro de bombeiros.

De acordo com Júlio César, diretor do Conselho, as entidades conseguiram finalizar a reunião com alguns direcionamentos positivos. “Foi acordada uma nova reunião com o Comando dos Bombeiros, Cagece, Casa Civil e representantes de ambos os conselhos de Jericoacoara para discutir a possível implantação de hidrantes, bombas de pressurização e o melhor aparelhamento de uma equipe de combate a incêndio na vila”, explica.

Atualmente, existe uma equipe instalada em Jericoacoara que é especializada em salvamento aquático, o que torna urgente a necessidade de ampliação dos recursos para combate a incêndios.

Na reunião também foi discutida uma parceria público-privada entre os Conselhos de Jericoacoara e o Corpo de Bombeiros. “A ideia é viabilizar uma ajuda emergencial na manutenção e reparo de veículos necessários para o trabalho de salvamento na vila”, pontua Delphine Estevenet, presidente do CEJ. Nossas expectativas é de que as demandas apresentadas sejam atendidas, garantindo mais segurança para moradores e turistas em Jericoacoara”, conclui.

A reunião contou com a presença do Coronel Barreto, do Coronel Wagner, de Delphine Estevenet, presidente do CEJ, de Lucimar Vasconcelos, presidente do CCJ, de Júlio César, diretor do CEJ, e de Helena Farias, diretora da Pousada Capitão Thomaz e associada do CEJ.