Obra do diretor Valério Fonseca entra em nova fase de circuito, ampliando o acesso ao cinema potiguar; filmado em Natal, obra aborda temas como etarismo e sobrevivência

Após uma temporada de sucesso em Natal, o longa-metragem potiguar O Alecrim e O Sonho, dirigido por Valério Fonseca, inicia uma nova fase do seu circuito de exibições gratuitas. Neste mês de setembro, o filme será apresentado em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte, promovendo o acesso ao cinema local em comunidades que, muitas vezes, não têm oportunidades regulares de assistir a produções cinematográficas.

A turnê pelo interior do estado começa hoje (4), na cidade de Alexandria, e se estende até o final do mês, com a última exibição programada para o dia 28 de setembro. Outras cidades que receberão o filme são Mossoró, Serra do Mel, Areia Branca, Campo Redondo, Caicó, Acari, Currais Novos e Touros.

Entusiasmado com essa nova etapa, o diretor Valério Fonseca comenta sobre a importância de levar O Alecrim e O Sonho para o interior do estado: “O cinema é uma ferramenta poderosa de transformação e, ao levarmos O Alecrim e O Sonho para essas cidades, estamos não só democratizando o acesso à cultura, mas também valorizando e fortalecendo a identidade potiguar. É uma oportunidade de dialogar com novos públicos, de compartilhar nossas histórias e de fazer com que mais pessoas se reconheçam na tela. Para mim, isso é a essência do cinema”, reflete.

Foto: Diogo Ferreira/Divulgação

Sobre o filme

A obra narra a história de Vicente, um viúvo aposentado residente no histórico bairro do Alecrim, em Natal. Ao abordar temas relevantes como o etarismo, amizades e sobrevivência, o diretor retrata na obra um homem que “vive seus dilemas do cotidiano mesclados com sonhos lúcidos”, trazendo uma reflexão profunda sobre a vida e as relações humanas.

O Alecrim e o Sonho foi um dos 28 longas brasileiros cotados pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa esteve entre os melhores de 2023 e foi vencedor do Troféu Cultura do ano, na categoria audiovisual, pelo voto popular. Foi exibido e premiado nos Estados Unidos no festival Latino and Native American Film Festival em Connecticut. Em seu ano de lançamento, em 2022, foi exibido no Molodist Kiev Int. Film Festival, na Ucrânia durante o período de guerra, e estreou no prestigioso IFFI GOA, o mais importante e tradicional festival de cinema da Ásia.

O Alecrim e o Sonho | 2023  | 111’ DRAMA/COMÉDIA | Classificação: 14 anos

Produzido pela Ponta Negra Filmes e pela Carambola Filmes

Sobre o diretor

Valério Fonseca, diretor e ator potiguar, também dirigiu o longa documental “Remar é…”, premiado com o Palatino D’oro na Itália, e os curtas “Dona Eulália”, “A maldição de Berenice”, “Pegadas de Zila” e “Maria Ninguém”, sobre a visita de Brigitte Bardot à Búzios com a apresentadora e atriz Fernanda Lima no papel principal. Ao todo, o diretor dirigiu 15 curtas e recebeu cerca de 40 prêmios.

SERVIÇO

O que: Temporada de ‘O Alecrim e O Sonho’ no interior do RN

Quando: De 4 a 28 de setembro

Onde: Diversas cidades 

Acesso gratuito ao público

Programação – Primeiras datas

  • 4/9, às 18h: Alexandria (Anfiteatro do IERN – Rua Santo Antônio, marginal da RN-117, Novo Horizonte, Alexandria-RN)
  • 5/9, às 18h: Mossoró (Sesc Mossoró – Rua Dr. João Marcelino, 4.000 – Abolição)
  • 6/9, às 15h: Serra do Mel (Auditório da Escola Estadual Padre José de Anchieta)
  • 6/9, às 17h30: Areia Branca (Escolas de Artes na Secretaria de municipal de Cultura, Esportes e Juventude)