O Paraíba Beach Games foi lançado ontem (06), em João Pessoa. Com disputas na areia e no mar, o evento reunirá as modalidades de vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triatlon e beach tennis — seis ao todo —, nos meses de outubro e novembro, transformando João Pessoa na capital dos esportes de praia no verão durante 45 dias de evento, numa megaestrutura que será montada na divisa das Praias de Tambaú e Cabo Branco. Na vasta programação esportiva, que vai aquecer setores importantes da economia paraibana, destaque para as etapas nacional e mundial de Vôlei de Praia e o Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, além dos Jogos da Juventude.

Durante a solenidade de lançamento, realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, João Azevêdo evidenciou a importância da realização do Paraíba Beach Games. “Este ano, nós vamos ter dois grandes eventos, que é a realização da etapa do Mundial de Vôlei de Praia, da etapa nacional, com o Top-12 e Sub-21, assim como fizemos ano passado. Neste ano, com os Jogos da Juventude em novembro, com mais de 4,5 mil atletas participando. Como temos um espaço de tempo no meio, decidimos fazer a ampliação da arena do vôlei, para que possa suportar outros esportes, e vamos ocupar a praia durante o período de 45 dias, fazendo com que João Pessoa se transforme nesse espaço tão importante”, disse, citando a parceria com as confederações de cada modalidade esportiva e garantindo que o evento fará parte do calendário anual da Capital.

“Além das disputas nessas modalidades, vamos ter despedidas de atletas, com a seleção desses atletas contra a seleção do mundo, vamos ter shows, artesanato, um espaço aberto durante 45 dias de vivência. Imagine o que acontecerá com todo o segmento econômico associado a essa área, principalmente o turismo. Imagine o que acontecerá com o segmento da hotelaria, da alimentação, restaurantes e supermercados”, observou o gestor paraibano, em referência aos benefícios para a economia paraibana.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, ao apresentar o Paraíba Beach Games, observou que o Estado cada vez mais se consolida com grandes eventos esportivos. “É uma satisfação ver que a Paraíba cada vez mais tem despontado nesse cenário esportivo, seja nacional ou internacional. Temos praias lindas, o sol e o mar. Faltava um evento desse porte para que a gente usufrua ainda mais dessa beleza, que é a Paraíba, que é João Pessoa. E o Paraíba Beach Games só é possível porque o nosso Estado tem infraestrutura”, comentou, adiantando uma boa notícia: a entrega do estádio O Ronaldão após uma reforma que teve investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 12 milhões.

Megaevento

O Paraíba Beach Games é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Associação das Federações do Estado da Paraíba (AFEP).

Um dos pontos fortes do Paraíba Beach Games é a oportunidade que mais de 4 mil jovens de escolas públicas terão com aulas práticas das modalidades. Com transmissão ao vivo pela internet e televisão, a estimativa é que o evento receba 100 mil pessoas no local de competição.

Programação

O Paraíba Beach Games será realizado de 10 de outubro a 28 de novembro numa mega-arena montada no Busto de Tamandaré, uma vasta programação que inclui, por exemplo, as etapas nacional e mundial de Vôlei de Praia, além do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia e os Jogos da Juventude.

Calendário

10 a 13/10  – Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

16 a 20/10 – Circuito Mundial de Vôlei de Praia

21 a 25/10 – Copa Nordeste de Beach Soccer

26 a 27/10 – Desafio Internacional de Beach Soccer, além do Campeonato de Frescobol e Cambio Voleibol

29/10 a 3/11 – Circuito Brasileiro de Handebol de Praia 

7 a 10/11 – Paraíba Open de Beach Tennis

16 a 28/11 – Jogos da Juventude