Quarteirão das Artes no Centro Histórico de Salvador recebe o nome de Moraes Moreira

Foto: Divulgação

Quarteirão das Artes abriga o Cine Glauber Rocha, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer, Espaço Boca de Brasa Centro e a sede da Fundação Gregório de Mattos

Em uma celebração que une memória afetiva, música e valorização do Centro Histórico, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), anuncia que o tradicional Quarteirão das Artes passa a se chamar Quarteirão das Artes Moraes Moreira, em mais uma homenagem ao artista baiano, primeiro cantor de trio elétrico e que fez história na música brasileira não só com os Novos Baianos, mas também na carreira solo.

Espaço de intensa produção cultural, o Quarteirão das Artes abriga o Cine Glauber Rocha, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer, Espaço Boca de Brasa Centro e a sede da Fundação Gregório de Mattos.

Além da mudança no nome, o Quarteirão vai abrigar um monumento do artista, que será inaugurado nesta quinta-feira (12), às 17h, abrindo o evento de lançamento da programação comemorativa dos 40 anos da FGM.

A cerimônia contará ainda com um cortejo do bloco Moraes e Moreira – que vai conduzir os participantes entre a estátua e o Teatro Gregório de Mattos, onde serão realizados a abertura da exposição FGM 40+, a apresentação da programação comemorativa de 2026, o lançamento da revista que marca os 40 anos da instituição e número musical da cantora Andrezza.

O encerramento será feito pelo filho de Moraes Moreira, o músico Davi Moraes, no Pátio Iyá Nassô, do Espaço Cultural da Barroquinha. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas, sujeitas à lotação dos espaços.

“Essa é uma homenagem a Moraes Moreira mais do que justa. Primeiro, é um baiano reconhecido como um dos maiores artistas do país. E, segundo, Moraes foi o primeiro cantor de trio. E qual é o grande palco de Moraes Moreira? A Praça Castro Alves. Então, nada mais justo do que homenageá-lo no local onde ele mais gostava de tocar no Carnaval”, enfatiza o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, sobre a homenagem dupla ao artista.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, destaca que o aniversário de 40 anos da FGM é um marco impulsionador para o futuro, sem deixar de lado o legado da instituição à política cultural da capital baiana.

“Aos 40 anos, a Fundação Gregório de Mattos olha para frente com a força de quem sabe de onde veio e com a coragem de seguir transformando vidas. Seguimos acreditando que a cultura é ponte, é caminho e é futuro. E que, cuidando das pessoas e de seus talentos, estamos construindo uma Salvador mais justa, criativa e cheia de possibilidades”.

Lançamento da programação de 40 anos da Fundação Gregório de Mattos
Quando: 12 de março (quinta-feira)
Horário: 17h
Onde: Teatro Gregório de Mattos
Acesso: aberto ao público e gratuito (sujeito à lotação dos espaços)

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Geek Fest reúne as culturas japonesa e pop, em um evento inédito no RioMar Aracaju

Fábio Akira – Foto: Divulgação Evento gratuito acontece nos dias 4 e 5 de julho e conta, pela primeira vez em Aracaju,...

Rota das Falésias lança guia técnico de kitesurf

Foto: Divulgação Material institucional apresenta condições de vento, spots, infraestrutura e diferenciais do litoral leste cearense para praticantes e famílias A Rota...

GINGA Natal transmite próximo jogo do Brasil e reúne Mesa Doze, Forró dos 3 e TMF nesta segunda-feira

Foto: Divulgação Projeto volta ao Rooftop Dunas com transmissão da partida da Seleção Brasileira, shows e experiência completa para os torcedores; ingressos...

plugins premium WordPress