Oficina de teatro, saraus de poesia, exposições, apresentação teatral e uma aula-espetáculo com dois grandes nomes da música pernambucana. Assim será o mês de setembro nos equipamentos culturais geridos pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Fundarpe. A Casa da Cultura, a Torre Malakoff, o Espaço Pasárgada, O Teatro Arraial Ariano Suassuna, o Museu do Estado de Pernambuco e o Museu do Barro de Caruaru estão com uma programação plural e instigante ao longo das próximas semanas.

Para a gerente de Ações Culturais dos Equipamentos da Fundarpe, Maria Eduarda Belém, a programação mensal dos espaços reforçam a pluralidade de atividades ofertadas pela Fundarpe e o quanto os equipamentos culturais são espaços de democratização do acesso à cultura e de salvaguarda.

“Em setembro vamos oferecer 2 oficinas gratuitas bem bacanas. A primeira acontece na Casa da Cultura, uma Oficina de Teatro da Cia Novos Talentos para iniciantes e outra em Triunfo, no Theatro Cinema Guarany, de Criação de Portfólio Artístico. Temos também a continuação de uma exposição histórica muito interessante sobre a ocupação holandesa no Museu do Estado, que no fim do mês estará realizando uma programação especial como parte da Primavera dos Museus. Vamos abrir também na Torre Malakoff uma exposição comemorativa dos 40 anos da Fundação Terra. E ainda temos saraus no Museu do Barro e Espaco Pasárgada, além de outras programações”, ressalta Maria Eduarda.

Casa da Cultura

casadacultura

Feira Orgânica
Toda sexta (exceto feriado), das 07h às 12h
Parceiros: Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Palmeiras (APPRP) Chã Grande – PE e Movimento Negro Unificado – MNU

Oficina de Teatro da Cia Novos Talentos para iniciantes
21 e 28/09 – 05, 12, 19 e 26/10 – 02/11, das 9h às 12h
Vagas: 10 pessoas.
Inscrições: casadacultura.pe@fundarpe.pe.gov.br – casadaculturaluizgonzagape@gmail.com
Fone: (81) 3184-3152

Sarau Diversos – Homenagem aos 103 anos de Paulo Freire, com Ismael Rojas
Quando? 20/09, das 18h às 20h30
Por meio do microfone aberto, os participantes poderão recitar trechos da obra de Paulo Freire, como também compartilhar com o público a sua importância para a arte e educação.

PH R

Foto: PH Reinaux/Secult-PE

Sarau de poesias Infantis no ICIA – Instituto do Câncer Infantil do Agreste, em Caruaru
Quando? 28/09, das 10h às 12h

Museu do Estado de PE Foto: Ricardo Moura/Secult-PE/Fundarpe

Exposição “1654 – 370 Anos da Rendição dos Holandeses”
A mostra “1654 – 370 Anos da Rendição dos Holandeses”: propõe um olhar sobre o passado colonial, a Restauração Pernambucana, com visões e interpretações atuais. É um tema revisitado, porém com as reflexões contemporâneas, sobre esse período de domínio dos holandês.
Quando? Até 06/10 | Terça a sexta-feira: das 9h às 17h | Sábados e domingos: 14h às 17h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

43ª Mostra de Orquídeas de Pernambuco
Quando? 21 e 22/09, das 9h às 19h
Na programação estão previstas palestras sobre Espécies de Orquídeas Pernambucanas, em destaque a Cattleya labiata, como também oficinas gratuitas sobre cultivo de orquídeas, além da comercialização de algumas espécies de orquídeas e plantas ornamentais, folhagens e cactáceas. Estarão em exposição mais de 200 exemplares de Orquídeas cultivadas pelos integrantes da Associação Orquidófila de Pernambuco (Assope).

Primavera dos Museus – Receptivo cênico com esquete teatral de 370 anos de Rendição dos Holandeses
Quando? 28/09, às 14h
A proposta cênica visa a interação do público à exposição “1654 – 370 Anos da Restauração Pernambucana”, em cartaz até 06/10. O espetáculo traz à cena personagens emblemáticos da Batalha dos Guararapes, convidando o espectador a se engajar com os personagens que tiveram importante participação no contexto histórico da Restauração Pernambucana. O texto e a direção são de Ruy Aguiar.

Primavera dos Museus – Apresentação da Orquestra Meninos e Meninas da Alegria
Quando? 28/09, às 16h
Em parceria com a Giral, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que abarca o projeto “Meninas e Meninos da Alegria em Movimento”, traz ao Mepe uma iniciativa que promove a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e adolescentes através da música e da dança. Os integrantes apresentam o espetáculo musical “Aruana – Uma vida em Canção”, que faz parte da turnê “Nossos Sonhos Movem o Mundo”. A história é narrada pelo ponto de vista de sua protagonista, que atravessa o estado do sertão ao litoral, revisitando clássicos na música popular pernambucana. A orquestra “Meninas e Meninos da Alegria” é composta, hoje, por 30 crianças e adolescentes.

Exposição permanente “A Torre e o Tempo”
Quando? Terça a sexta-feira: das 10h às 17h | Domingo: 14h às 18h
Onde? No térreo da Torre Malakoff

Apresentação Recife Assombrado
Quando? 13/09, às 19h30
Onde? Anfiteatro da Torre Malakoff
Em alusão à sexta-feira 13, o projeto Recife Assombrado traz à Torre Malakoff as lendas urbanas e as histórias dos espaços assombrados que amedrontam os recifenses e pernambucanos.

Exposição Fotográfica “Fundação Terra – 40 Anos de Solidariedade”
Quando? 27/09 a 27/10
Terça a sexta-feira: das 10h às 17h | Domingo: 14h às 18h
Onde? Na Sala Alcir Lacerda

Teatro Arraial

Aula-Espetáculo: Mangue em Movimento
Ministrada pelos músicos Fred Zeroquatro e o jornalista Renato L
Quando? 11/09, às 15h

Oficina de Criação de Portfólio Artístico (online)
Quando? 17, 18, e 19/09, das 19h às 21h30
Facilitador: Elis Galvão (Liga Criativa)
A iniciativa deste projeto se dá pela constatação da quantidade de artistas locais que não possuem Currículo ou acervo de suas atividades culturais. E não há nada melhor para um artista do que exibir suas qualificações através de um conjunto selecionado de trabalhos realizados. Dentro da oficina, os componentes terão noção de como deve ser montado um Portfólio, as principais ferramentas usadas e principalmente, terão autonomia para o desenvolvimento de seus Portfólios Culturais.

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais
Quando? 23 e 26/09, das 18h30 às 21h
Facilitador: Ranisson de Queiroz Souza
Público-alvo: Produtores Culturais e artistas locais
Esta oficina foi pensada tendo em vista os editais de fomento à cultura previstos para
o segundo semestre de 2024, a PNAB, contudo também preparará para os demais editais de
fomento à cultura nas suas mais diversas modalidades.
Participantes: Facilitador, Equipe da Fábrica de criação e Equipe Guarany
Local: Fábrica de Criação Popular (Triunfo)

Fonte: Portal Cultura PE