Feira é vitrine de potencialidades do Oeste e tem apoio do Sebrae, que é idealizador do evento e faz exposições e palestras
Mais de três décadas e meia após a primeira edição, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) segue dando demonstrações da força e pujança dos pequenos negócios. Em sua 36ª edição, o maior evento multisetorial do Rio Grande do Norte reafirma a condição de referência para impulsionar o empreendedorismo e alavancar a economia regional. Aberta oficialmente na noite dessa quinta-feira (12), a Ficro segue até amanhã (14), na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.
Com mais de 150 estandes, a Ficro é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim). O evento reúne representantes de 25 atividades econômicas de toda a Região Oeste e tem a expectativa de público superior a 30 mil pessoas e geração de negócios estimada na ordem de R$ 25 milhões.
Idealizador da Feira, em 1987, o Sebrae no Rio Grande do Norte é parceiro na realização do evento. Em sua fala, na abertura da Ficro, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, reafirmou o compromisso da instituição com os pequenos negócios e enalteceu o papel decisivo da Ficro para a economia da região.
“Valorizar o pequeno negócio é valorizar o emprego. E o que vemos aqui, na Ficro, é a valorização desses pequenos negócios, pois entendemos a importância de cada um deles, que têm na Feira a oportunidade de mostrar seu potencial. Enquanto Sebrae, nós seguiremos firmes na defesa e no apoio dos pequenos negócios para que se fortaleçam cada dia mais”, assegura.
Itamar Manso Maciel, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN
Em seu discurso, o presidente da Acim, Nilson Brasil, agradeceu a parceria do Sebrae e demais instituições para a realização da feira. Para ele, o apoio é decisivo para o crescimento e fortalecimento do evento ao longo dos 36 anos execução.
“Eu fico muito feliz de ver, a cada ano, a Feira ainda maior e mais forte. E esse crescimento ocorre graças aos parceiros, a exemplo do Sebrae, que idealizou o evento e segue sendo forte na parceria na realização, fato pelo qual aproveitamos a oportunidade para agradecer”, enaltece.
Sebrae na Ficro
Nesse contexto, o espaço Agência Sebrae na Ficro, instalado em um dos principais pontos da Estação das Artes, se configura como verdadeira demonstração da força do empreendedorismo de Mossoró e região. No local, 10 empreendedores ligados a três dos principais setoriais atendidos pelo Sebrae RN (cacharia, cafeterias e queijeiras) expõem seus produtos e fortalecem suas marcas.
A Sebrae Agência na Ficro também oferece ao público a possibilidade de acesso à orientação técnica de analistas e às soluções desenvolvidas pelo Sebrae-RN. Seja para quem já possui um empreendimento ou ainda deseja empreender. São plataformas como planilhas, aplicativos e até cursos online, que facilitam a gestão do próprio negócio.
O diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, relembrou a idealização do evento e destacou a importância do espaço na valorização dos arranjos produtivos locais. Segundo ele, o intuito é apoiar os pequenos negócios, a partir do estímulo às vocações da região.
“São 36 anos de apoio aos pequenos negócios na feira, que idealizamos lá em 1987 e, felizmente, só vemos crescer a cada edição. O que vemos aqui é a força do pequeno negócio e das potencialidades de Mossoró e região, que podem contar com o apoio do Sebrae para fortalecer seus negócios e a economia regional”, enfatiza.
Além do já tradicional espaço destinado à exposição de produtos e apresentação das soluções, o Sebrae também ministrará palestras voltadas às áreas de atendimento, vendas e marketing. A programação, iniciada ontem (12) segue até hoje (13), das 18h às 19h30, no auditório da Estação das Artes.
Para Marcelo Toscano, diretor de Operações do Sebrae-RN, ao disponibilizar as soluções e palestras, a instituição inova e proporciona ao empreendedor ainda mais oportunidades de elevar o potencial dos seus negócios.
“Essas são inovações que trouxemos para a feira neste ano, com a ideia de aproximar ainda mais o empreendedor das nossas soluções, para que eles possam acessá-las em prol dos seus negócios. Além disso, a realização de palestras com temáticas tão relevantes para o pequeno negócio se soma para levar mais conhecimento e fortalecer ainda mais os pequenos negócios”, avalia.
A cerimônia de abertura da edição 2024 da Ficro foi prestigiada por autoridades, representantes dos governos municipal e estadual, além de entidades de classes ligados a diversos nichos do setor econômico mossoroense. A Ficro segue até amanhã (14), com programação que inclui Feirão de Automóveis, o 2º Encontro de Motoclubes de Mossoró, além de área específica para a Feira Bangalô e a exposição de artesanato local.