O atleta João Arthur Maranhão, de Cerro Corá, no Rio Grande do Norte, conquistou medalha de ouro no decatlo masculino no Campeonato Brasileiro sub-18 de Atletismo, realizado em Recife/PE, no último final de semana.
Com a pontuação de 6.667, João Arthur, que em 2023 foi campeão no pentatlo sub 16 e recordista da prova, este ano passa a ocupar a 1ª colocação do ranking nacional do decatlo, a 1ª colocação do ranking Sul-Americano.
O atleta de 16 anos é aluno de Edilson Oliveira no Projeto Loterias Caixa Saltando para Vencer da Associação Esportiva e Sócio-Cultural Cerrocoraense (AESC) de Cerro Corá/RN.
“O João Arthur está construindo uma história de um atleta campeão em várias categorias, tenho muito orgulho da história que ele vem construindo e isso tudo é mérito dele, de muita dedicação aos treinos”, disse o treinador.
Associação Esportiva e Sócio-Cultural Cerrocoraense (AESC)
O projeto conta, atualmente, com cerca de 50 crianças entre 10 e 17 anos. É feito um acompanhamento escolar, observando a frequência, notas e comportamento. Também são realizadas reuniões periódicas com os familiares e através de campanha com amigos e comerciantes da cidade, é feita uma distribuição de cestas básicas para as famílias mais carentes.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) contemplou o projeto com um financiamento, através da Caixa Econômica Federal, no valor mil reais mensais, dinheiro exclusivo para alimentação dos atletas em competições.
Os treinos são realizados de segunda a sexta-feira com os atletas de alto rendimento e os demais treinam três vezes por semana. Os atletas treinam no local onde está sendo construído o Centro de Treinamento Edilson Oliveira (CTEO), que fica a 2km do centro de Cerro Corá.