Ao som de saxofone, trompete, bandolim e cavaquinho, o Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte – será o palco da primeira edição do Festival Choro Jazz na região do Cariri, reunindo artistas nacionais, até o dia 22 de setembro, em programação com oficinas, shows musicais e roda de conversa.

Iniciando as atividades, o Pequeno Palco recebe nos dias 18 e 19 de setembro as oficinas de Choro, com Maurício Carrilho, de Clarinete, com Paulo Sérgio Santos, de Samba com Pedro Amorim, de Sopros, com Cacá Malaquias e de Prática de Conjunto com Ney Conceição. Todas as programações acontecem em horários diferentes e sequenciais. Confira a grade completa e acesse as inscrições clicando aqui. Compondo também as atividades, na Vila da Música – equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar – dia 21 de setembro, Egberto Gismonti realiza roda de conversa.

No Parque do CCCariri, com acessibilidade em libras e classificação indicativa livre, os shows musicais começam na sexta-feira (20), às 19h, com o duo formado por Fabrício da Rocha e Junior Crato, conhecido por seu trabalho inspirado em Hermeto Pascoal. Às 20h30, é a vez do Quartchêto, do Rio Grande do Sul, com seu repertório instrumental autoral. A noite encerra às 22h com o Baile do Ney, onde Ney Conceição e convidados trazem clássicos da MPB e jazz.

Abrindo a noite do sábado (21), às 19h, temos Gilberto Monteiro convidando a Sucinta Orquestra e Gustavo Garoto. Em seguida, às 20h30, Carlinhos Patriolino se junta ao projeto Choro Cabuloso, que explora a interseção entre o choro, o jazz e diversas influências musicais, incluindo latinidades, africanidades e música contemporânea. O dia encerra com Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador às 22h, trazendo sua famosa roda de samba do Rio de Janeiro para o Cariri.

No domingo, 22 de setembro, a programação começa cedo, às 16h30, com Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira, duas referências da música instrumental no Cariri. Às 18h, o Trio, que homenageia Radamés Gnattali, sobe ao palco. A programação se encerra às 19h30 com Egberto Gismonti e a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba, em uma das apresentações mais esperadas do festival, se despedindo da etapa Cariri.

O Festival Choro Jazz é idealizado e curado por Antônio Ivan Capucho, com organização da Iracema Cultural, em parceria com o Centro Cultural do Cariri, Instituto Mirante de Cultura e Arte e Governo do Estado do Ceará, com apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras.

Festival Choro Jazz

Realizado desde 2009, o Festival Choro Jazz é um dos principais eventos do calendário musical brasileiro, celebrando e unindo os gêneros do choro e do jazz. A edição de 2024 marca um momento significativo para o festival, que, pela primeira vez em 15 anos, acontece em outro estado além do Ceará, expandindo para edições em dois estados.

As duas primeiras etapas do festival ocorreram em julho no Pará, nos municípios de Soure e Belém. Apresentado pela Petrobras e com o apoio do Ministério da Cultura, o festival conta agora com a parceria do Governo do Ceará, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri para sua chegada ao Cariri, ampliando seu alcance cultural.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

Instalado na cidade de Crato, Ceará, é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.

A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, através de areninha, pistas de skate e quadras de areias, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro escola, as salas de aula e ensaio, a biblioteca, o café, o restaurante escola e o planetário. Toda programação é gratuita.

Serviço

Programação:

Oficinas (18 a 19 de setembro):

09h às 10h30 – Oficina de Choro com Maurício Carrilho.

10h30 às 12h – Oficina de Clarinete com Paulo Sérgio Santos.

14h às 15h30 – Oficina de Samba com Pedro Amorim.

15h30 às 17h – Oficina de Sopros com Cacá Malaquias.

17h às 18h30 – Oficina Prática de Conjunto com Ney Conceição.

Shows (20 a 22 de setembro):

Sexta-feira, 20 de Setembro
19h – Duo Junior Crato e Fabrício da Rocha
20h30 – Quartchêto
22h – Baile do Ney

Sábado, 21 de Setembro
19h – Gilberto Monteiro convidando a Sucinta Orquestra e Gustavo Garoto

20h30 – Carlinhos Patriolino convida Choro Cabuloso
22h – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

Domingo, 22 de Setembro
16h30 – Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira
18h – O Trio
19h30 – Egberto Gismonti e Orquestra à base de Sopro de Curitiba

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato