Técnico da Seleção Brasileira da modalidade, juntamente com os treinadores do Flamengo, buscam uma maior preservação física da ginasta

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística já caminha para os seus últimos dias. No entanto, a capital paraibana não poderá prestigiar Rebeca Andrade no solo, aparelho que a ginasta foi campeã em Paris 2024. Porém, a maior medalhista olímpica do Brasil fará apresentações nas paralelas assimétricas e no salto. Já Lorrane Oliveira, bronze por equipes nas olimpíadas, disputará apenas as paralelas assimétricas. E quem explicou o motivo dessa limitação de aparelhos para a atleta foi Francisco Porath, o Chico, técnico da Seleção Brasileira da modalidade.

Mesmo sendo uma competição por clubes, o treinador do Brasil segue acompanhando suas ginastas. Vale lembrar que, para o Brasileiro de Ginástica Artística, Jade Barbosa e Flávia Saraiva não farão apresentações, mas estarão presentes em João Pessoa acompanhando a delegação do Flamengo.

Diferentemente de Jade e Flavinha, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira estarão representando o Rubro-Negro na disputa, mas com uma limitação no número de aparelhos. Francisco Porath falou sobre a estratégia usada pelo clube carioca.

— A estratégia, agora, é dos clubes. Então, eu como treinador das meninas da Seleção Brasileira, acompanho e decido junto com os treinadores das equipes quais aparelhos disputados pelas ginástas. A Rebeca, essa vez, faz salto e paralela. A Lorrane fará apenas paralela. Aparelhos que são as especialidades delas e que não exige tanto do corpo delas. E contribui muito para a equipe — explicou Francisco Porath.

Rebeca Andrade comemora a medalha de prata com o técnico Chico Porath — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade comemora a medalha de prata com o técnico Chico Porath — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

A preservação física das ginastas foi o motivo pelo qual Jade Barbosa não participará da competição. No caso de Flávia Saraiva, a atleta realizou uma cirugia no ombro após as Olimpíadas. Lembrando que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 aconteceram há um pouco mais de um mês.

Mesmo com uma limitação no número de aparelhos em disputa, Francisco Porath ressaltou a importância da presença das ginastas.

Estar junto dessa geração mais nova do Flamengo, e de meninas de outros clubes, é bem importantea a presença delas.

— Francisco Porath, técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

As disputas do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística seguem neste sábado (21). E, no domingo (22), as finais da competição acontecem no Ginásio Ronaldão.

Fonte: ge.globo.com