Ferramenta desenvolvida pela ATI-PE permitirá planejamento estratégico, qualificação de equipes e tomada de decisões baseada em dados em todo o Poder Executivo Estadual
Pernambuco deu mais um passo importante no fortalecimento da sua estratégia de transformação digital. A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) oficializou a entrega da nova Plataforma de Gestão da Força de Trabalho de TIC, ferramenta criada para modernizar o acompanhamento dos profissionais de tecnologia que atuam nos Núcleos Setoriais de Informática (NSIs) do Governo do Estado.
A apresentação da plataforma foi realizada durante reunião com os diretores de Planejamento e Governança, Eduardo Salvador, e de Tecnologia para Informações Corporativas, Flávia Danzi. A iniciativa representa um novo marco na gestão da tecnologia da informação no setor público estadual.
A nova solução substitui processos que, durante anos, dependeram de trocas de e-mails, planilhas e tramitações por sistemas administrativos. Agora, os cerca de 70 Núcleos Setoriais de Informática distribuídos em órgãos do Poder Executivo passam a contar com uma plataforma própria para coleta, consolidação e análise de dados sobre a força de trabalho de TIC.
Desenvolvida em apenas 11 meses pela equipe da Gerência de Governança de TI (GGT), com apoio de profissionais da área de Governança de Dados da ATI-PE, a ferramenta permite ao Estado ter uma visão detalhada de seus profissionais de tecnologia, identificando quantitativos, áreas de atuação, competências e distribuição das equipes.
Segundo a coordenadora de Governança Digital da ATI-PE, Ariadnes Nunes, a plataforma fortalece a gestão baseada em evidências. “A força de trabalho é essencial para que possamos entregar tudo o que é planejado. A ferramenta consolida informações estratégicas de toda a área de TIC do Poder Executivo e permitirá decisões cada vez mais assertivas, orientadas por dados”, destaca.

Para o gerente de Governança de TI, Josias Barbosa, o principal objetivo foi gerar valor para os órgãos estaduais e aprimorar a gestão dos profissionais de tecnologia. “Substituímos controles dispersos por uma solução integrada, capaz de oferecer uma visão mais ampla e qualificada dos recursos humanos de TIC do Estado”, afirma.
Além de facilitar o planejamento de capacitações e o dimensionamento das equipes, a plataforma permitirá diagnósticos mais precisos sobre as necessidades da área, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura tecnológica do governo.
Com a iniciativa, Pernambuco amplia sua capacidade de gestão digital e reforça a base tecnológica necessária para oferecer serviços públicos mais eficientes, ágeis e alinhados às demandas da população.