Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto no Teatro Alberto Maranhão nesta quarta-feira (25)

Apresentação conta com regência do maestro Linus Lerner e solistas ‘Pratas da Casa’ de flauta, violino e violoncelo

Nesta quarta-feira (25), a Orquestra Sinfônica do RN (OSRN) realiza concerto no Teatro Alberto Maranhão (TAM), a partir das 19h30. Sob regência e direção artística de Linus Lerner, o programa conta com a participação dos solistas Roberto e Ricardo Silva (flautas), André Kolodiuk (violino) e Diego Paixão (violoncelo). A apresentação é aberta ao público, com retirada dos ingressos liberada uma hora antes do início do concerto na bilheteria do teatro. A temporada segue com a campanha de doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar do Bairro de Nova Descoberta e para a ONG Attransparência. 

O programa reúne cinco peças de renomados compositores, como Antonín Dvořák, Dmitri Shostakovich, Franz Doppler, Otto Nicolai e John Williams. O concerto inicia com a Abertura “As alegres esposas de Windsor” de Otto Nicolai. O primeiro solo será o “Andante e Rondo” para flautas e orquestra do compositor austríaco Franz Doppler, interpretado pelos irmãos Ricardo e Roberto Silva. A complexidade de seus ritmos transmitem influências ciganas tanto checas como húngaras.

O segundo solo será apresentado pelo spalla da OSRN, André Kolodiuk, que interpretará o tema do filme “A Lista de Schindler”, composição de John Williams. Como terceiro solista, Diego Paixão executará o primeiro movimento do concerto para violoncelo e orquestra do compositor russo Dmitri Shostakovich. Esta peça é considerada uma das mais difíceis do repertório para este instrumento.

“No concerto da OSRN deste mês apresentaremos uma das mais importantes sinfonias do repertório sinfônico que é a Sinfonia No. 9 de Antonin Dvořák, chamada também de ‘Sinfonia do Novo Mundo’. Foi composta em 1893 quando Dvořák vivia nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo que se encantava com a música americana, principalmente a música negra, sentia saudades do folclore da sua terra, a região da Boêmia. Essa sinfonia tem grande importância no repertório sinfônico pela excelente qualidade artística, além de uma beleza melódica e um multiculturalismo que anuncia correntes da música do século XX. Foi também a sinfonia que cruzou o espaço na viagem à lua pelos astronautas americanos no Apolo 11 em 1969”, explica o maestro Linus Lerner.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais.

André Kolodiuk (violino) é natural de Natal-RN e possui bacharelado em Música pela UFRN, mestrado em Performance Musical, pela Azusa Pacific University, e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, tem realizado recitais de música de câmara no estado do RN e é spalla da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, onde é membro efetivo desde 2006. 

José Roberto Silva (Flauta) é bacharel em Música pela UFPB e mestrando em Música pela UFRN. Atuou como professor de Regência, Teoria Musical, História da Música, Música de Câmara, Flauta Doce e Flauta Transversal em diversos institutos e escolas nos Estados do RN, PB, CE, PE, RJ, DF, MS e Argentina. 

José Ricardo Silva (Flauta) foi músico integrante da Orquestra Filarmônica Norte Nordeste e Orquestra Jovem da Paraíba. Atualmente é músico efetivo da Orquestra Sinfônica do RN, Banda Sinfônica da Cidade do Natal e desenvolve projetos tecnológicos de inclusão musical e social para deficientes auditivos e autistas.

Diego Paixão (Violoncelo) é bacharel e mestre em música pela UFRN, tendo estudado também em instituições europeias. Como solista, esteve à frente de grupos como Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro, Orquestra Filarmônica UFRN, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Parnamirim Jazz Sinfônica e Camerata Potiguar, além de ter ministrado masterclasses na UFC, UFRN, UFPA e Instituto Baccareli.

SERVIÇO

O que: Concerto da Orquestra Sinfônica do RN

Quando: Quarta-feira (25), às 19h30

Onde: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN)

Ingressos: Gratuitos – retirada uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro

PROGRAMA

Abertura “As alegres esposas de Windsor”- Nicolai, Otto

Andante e Rondo Op 25 – Doppler, Franz 

Solistas: Roberto e Ricardo Silva

Tema do filme “A Lista de Schindler” – Williams, John

Solista: André Kolodiuk

Concerto para Violoncelo No. 1 (I Mov) – Shostakovich, Dmitri 

Solista: Diego Paixão

Sinfonia No. 9 Op 95 em Mi menor (Novo Mundo) – Dvořák, Antonín 

Foto: Brunno Martins

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

A magia da Páscoa invade o Shopping Parangaba, em Fortaleza

Foto: Divulgação Durante todos os domingos de abril, os corredores do Shopping Parangaba se transformam em um verdadeiro espetáculo de cores, música...

Vereadores de Natal Participam do Lançamento do Prêmio Parlamento Empreendedor 2025

Foto: Francisco de Assis Os vereadores de Natal participaram nesta sexta-feira, 04/04, do lançamento do edital do Prêmio Parlamento Empreendedor, realizado anualmente...

Dia Mundial da Saúde 2025 inicia campanha global pela saúde materna e neonatal

Imagem: Freepik No Rio Grande do Norte, especialista destaca avanços e desafios na proteção à vida de gestantes e recém-nascidos Na próxima...

plugins premium WordPress