Em comemoração aos seus 28 anos de existência, celebrados em 9 de setembro, o Parque Estadual Botânico do Ceará, localizado em Caucaia, no Ceará, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF),promoverá neste domingo, 29, uma programação especial gratuita. Serão oficinas, exposições de mudas de plantas nativas e medicinais, cultivo de orquídeas, aulão de tirmos, recreação infantil, trilhas guidas e o “Vem Passarinhar”, o programa de observação de aves.
A ação ocorrerá na Unidade de Conservação (UC) das 7 às 12 horas, marcando a requalificação das placas instaladas nas trilhas do parque referentes ao Ecomaps – aplicativo de mapeamento ambiental desenvolvido por professores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Crato, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
As placas instaladas no local trazem dados sobre a fauna, a flora e outros pontos de interesse da UC em braile, sonorização de libras e um QR Code.
Conforme o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, o parque estaual botânico tem um papel importante na educação ambiental, na cultura e no lazer.
“O Botânico desempenha um papel fundamental na preservação da biodiversidade local, além de ser um local de Educação Ambiental, de lazer, cultura e convivência com a natureza. E domingo é o dia que faremos essa programação diferenciada para celebrar e nosso objetivo, que é incentivar uma aproximação cada vez maior dos cearenses com nossos parques”, alinha o gestor.
O Parque Estadual Botânico do Ceará é gerido pela Sema. Foi criado seguindo o decreto 24.216 de 9 de setembro de 1996, com o intuito de preservação da fauna e da flora além da garantia do equilíbrio da teia litorânea formada por mata de tabuleiro, caatinga, mata atlântica, cerrado e manguezal.
Com 190 hectares de área, o parque conta com um Museu do Meio Ambiente, um Meliponário, Viveiro de Mudas, Banco de Sementes e Horto de Plantas Medicinais, além das trilhas ecológicas, áreas para piquenique e um espelho d’água.
Fonte: O Povo/Foto: Fernanda Barros