Especialista dá dicas para corredores iniciantes e mais experientes se adaptarem do asfalto para os terrenos mais desafiadores
Atualmente, essas corridas vêm ganhando adeptos que já correm no asfalto. E mesmo se você ainda estiver começando na corrida, é possível que encontre uma prova de montanha mais curta, já que alguns bons organizadores disponibilizam distâncias menores, como 5 ou 6km (que você pode fazer caminhando e correndo no seu ritmo confortável). Até mesmo, porque um dos objetivos da prova mais curta é apresentar o esporte para novos praticantes.
Por outro lado, é incrível ver como os corredores de montanha mais rápidos foram desenvolvendo uma habilidade de correr nesses terrenos que pode deixar um bom corredor de asfalto comendo poeira. Se você é um iniciante na corrida e nesse tipo de prova, uma boa sugestão é começar a treinar uma vez por semana fora do asfalto; comece com os seus treinos mais fáceis, para adaptar músculos, tendões e articulações aos poucos.
Então, entenda que a sua melhora será gradual e que as provas serão parte desse processo de acertar e errar que vão fazendo de você um corredor mais experiente. Outra boa sugestão é encontrar um tempinho para fazer um pouco de musculação e alongamento, pois como nas corridas de montanha o padrão de movimento pode mudar a toda hora (subidas, descidas, raízes no chão, etc). Essa pode ser uma boa tática pra deixar o seu corpo mais preparado para alguns movimentos de maior amplitude articular ou muscular.
Mas se você já é corredor de rua de longas datas e quer dar uma variada no terreno, a estratégia de em um primeiro momento colocar um treino por semana, também funciona bem – você logo se acostumará. Se o seu objetivo é fazer as provas com bom desempenho, procure parceiros de treino que tenham mais experiência e treine com eles. E vá fazendo as provas, elas serão um valioso laboratório para identificar o que você precisa treinar mais.
Uma boa estratégia é treinar as descidas, elas realmente fazem uma enorme diferença nas provas, inclusive isso, deve ser colocado na rotina aos poucos também. E escute o seu corpo, pois se quer melhorar e correr bem nessas provas, você precisará de regularidade – tempo de treino contínuo sem se machucar ou ficar doente, por exemplo.
Se está um pouco mais cansado e sente que o corpo está próximo do limite, tire um dia de descanso, para quem treina o ano todo, um ou dois dias descansando não fará a menor diferença no condicionamento.
Fonte: ge.globo/Foto: Freepik