O distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga receberão o colorido de bikes e ciclistas que participam da maior mountain bike stage race premium do mundo, a Brasil Ride, que chega a sua 14º edição, entre os dias 19 e 26 de outubro. A competição, durante uma semana, transcende os 600 km e 12.000 m de altimetria acumulada, entre trechos de cidades e vilarejos, trilhas, asfalto, matas, terrenos íngremes, areia, barro e dois Parques Nacionais, e é comparada ao Giro d’Itália, por sua qualidade técnica e estrutural.
A largada acontecerá em Arraial d’Ajuda e, nessa experiência, os competidores terão a oportunidade de vivenciar a natureza quase intocada na travessia de dois parques nacionais, o Parque Nacional Alto do Cariri, divisa entre a Bahia e Minas Gerais; e Parque Nacional do Pau Brasil, que, desde o ano passado, faz parte do roteiro.
Ao todo, são esperados competidores de 24 países e 229 cidades, somando mais de 500 mestres do pedal. Entre os atletas, o mais jovem é um brasileiro de 19 anos e o mais experiente é um belga com 69 anos. Independente da categoria, os desafios são os mesmos, desbravando as belezas da região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, enquanto enfrentam obstáculos, que vão de subidas técnicas, pedra, lama, travessia de rios, down hills e single tracks.
A competição é dividida em 7 etapas, com um total de 600 km de distância e 12.000 m de altimetria acumulada. No distrito de Porto Seguro, as provas têm início e fim na Arena Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, é na Vila Brasil Ride que tudo acontece. Inclusive é lá, no acampamento, a experiência tida como a mais bacana da competição, não somente pela subida das Sete Voltas, a Etapa Rainha ou a travessia pelo Parque Alto Cariri, mas também pela proximidade dos atletas, que dividem o mesmo espaço, em barracas na Pedra do Oratório.
A vivência da Brasil Ride tem início já no dia 19 de outubro, dia que antecede a prova, quando os competidores se apresentam na Arena Brasil Ride Bahia, para receber os kits que os acompanharão até o fim da jornada, iniciada às 7h do dia 20 e finalizada no dia 26, ao cruzar a linha de chegada.
A primeira etapa será disputada dentro de Arraial, enquanto a segunda é marcada pelo deslocamento entre as duas sedes da competição, o primeiro grande desafio de transpor os 130 km que separam Arraial e Guaratinga. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Brasil Ride, em Guaratinga. A quinta etapa é a volta a Arraial d’Ajuda, com direito a banho de mar. Já a sexta e sétima etapa acontecem no vilarejo, no distrito de Porto Seguro.
No último dia de competição, mais de 1,5 mil competidores amadores participam da Maratona dos Descobrimentos, prova que traz destaques do ciclismo amador e que também impacta a vida de muitos pequenos da Categoria Tour, quem sonham um dia se tornar um profissional.
“Em 2024, voltamos com o mesmo trajeto de 2022 da volta de Guaratinga e, como em 2023, o público terá um momento especial, para ver seus ídolos além da descida da escadaria. Na 5ª etapa da prova (dia 25), a premiação dos vencedores será no largo da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. É uma forma de aproximar o público e também mostrar que a Brasil Ride é para todos, atletas ou espectadores. Isso inspira as pessoas a também se envolverem com o evento e com o esporte”, destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
Foto: Alemão Silva