Com programação gratuita, começa amanhã (16) em Salvador, na Bahia, a sexta edição do Animaí!, Festival Baiano de Animação e Games, que reunirá fãs de cinema de animação e entusiastas do crescente mercado de jogos eletrônicos. O evento se estende até o fim de semana, oferecendo diversas atividades, incluindo workshops, oficinas animadas, seminários, exposições de artistas e mostras competitivas de filmes. “Queremos colocar Salvador em evidência no cenário brasileiro e mundial. Este ano, buscamos trazer o que há de mais moderno no mundo das animações e games, impulsionando oportunidades de negócios e focando na formação de negócios com publishers de games”, destaca Aline Cléa, idealizadora do festival.

A programação tem início amanhã (16), a partir das 14h, na Sala de Artes do Museu de Arte Moderna da Bahia, com um workshop de produção audiovisual ministrado por Nina Novaes, uma das fundadoras da TV Kirimurê e diretora da mostra “Lugar de Mulher é no Cinema”. Já a cerimônia  de abertura acontece no mesmo dia, a partir das 21h, no Cineteatro 2 de Julho, no Irdeb. Nos dias 17 e 18 de outubro, as atividades se expandem para o Subúrbio 360 e Espaço Boca de Brasa, com oficinas animadas ocorrendo das 9h às 12h e das 13h às 17h, além de uma mostra competitiva de animação das 17h às 18h. No sábado (19), o festival encerra com a conclusão da mesma atividade, das 15h às 18h.

“Nós, que trabalhamos com animação e games na Bahia, temos poucas oportunidades de exibir e vender nosso trabalho. Essa é uma grande chance de mostrar nossa produção. A Bahia é um celeiro de talentos e já conta com produtoras capazes de realizar grandes projetos. Vamos mostrar esse potencial e fazer bonito nesta edição do festival”, ressalta o produtor Léo Silva, da Mantra Filmes.

Ernani Rocha, um dos curadores do evento, destaca a relevância desse mercado para a economia da Bahia. “Em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro, o mercado de games já está mais consolidado, mas, aqui, na nossa terra, ainda falta aquele empurrãozinho para desenvolver mais. O Animaí! está mudando isso, trazendo desenvolvedores de fora e mostrando o potencial local. Para mim, o festival é essencial, pois incentiva futuros desenvolvedores e demonstra que é possível trabalhar com games na Bahia“, afirma.