ontador alerta para os problemas fiscais enfrentados por novos negócios; faculdade oferece atendimento gratuito por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
Alternativa buscada por muitos para aumentar os ganhos financeiros, o empreendedorismo tem crescido cada vez mais no país. Segundo o indicador de nascimento de novas empresas do Serasa, 3,9 milhões de novos empreendimentos surgiram em 2023 no Brasil. Apesar de benefícios como a diversificação de fontes de renda e maior flexibilidade de horários,desafios podem surgir para quem está começando um novo negócio, assim como os problemas fiscais, que acontecem quando os impostos não são pagos corretamente, conforme alerta Daniel Negreiros, professor de Ciências Contábeis da Estácio.
“Os problemas fiscais surgem quando há alguma pendência com relação ao tributo, o CNPJ do empreendimento fica vinculado à dívida ativa da união, ou do estado ou do município. E os problemas mais recorrentes enfrentados nesse âmbito são as dívidas tributárias, como imposto de renda, ICMS e Cofins, por exemplo”, explica.
Contudo, os problemas fiscais podem ser facilmente resolvidos por meio de um bom planejamento tributário e organização dos dados fiscais do seu negócio, podendo também usar a tecnologia ao seu favor. Segundo o contador, os mecanismos eletrônicos disponíveis atualmente tornam a solução para esse problema mais acessível.
“Pela internet já se resolve muita coisa, usando a conta do Gov.br mesmo o empreendedor consegue fazer a regularização da situação fiscal do seu empreendimento, principalmente se a sua empresa for Microempreendedor Individual (MEI). Entrando na conta, já são mostradas as pendências do negócio”, relata Daniel.
Atendimento contábil
Contar com uma empresa contábil para auxiliar nesse processo pode ser uma boa alternativa para fazer o gerenciamento do negócio, garantir que não haja atraso e que os tributos sejam descontados corretamente. Outra opção é procurar pelos serviços do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), oferecido de forma gratuita por faculdades por todo o Brasil em parceria com a Receita Federal. Em Natal, a Estácio dispões desse atendimento para os contribuintes que possuem CNPJ e desejam abrir ou fechar um negócio, e resolver problemas fiscais.
No campus da Estácio Natal, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal atende às segundas e sextas, das 16h às 19h, e às quartas-feiras pela manhã na Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim. O atendimento necessita de um agendamento prévio, que pode ser feito pelo e-mail naf.alexandrino@estacio.br ou pelo Instagram @nafnatalestacio.