Produtores e consumidores exploram novas combinações de sabores na Festa do Boi 2024
O Espaço Origem Potiguar, parte da programação da Agência Sebrae Festa do Boi, tem oferecido aos visitantes uma experiência gastronômica única com degustações guiadas que exploram o melhor da produção regional. Com o objetivo de valorizar os produtos locais e ampliar suas possibilidades de consumo, o evento reúne uma rica variedade de sabores, combinando ingredientes tradicionais com harmonizações inusitadas que estão encantando o público e quebrando paradigmas na forma de degustar alimentos.
“Nosso intuito é mostrar aos visitantes que alimentos tradicionais podem ser consumidos de maneiras diferentes, agregando valor aos produtos e fortalecendo o trabalho dos produtores locais”, explicou Adriana Lucena, consultora do Sebrae-RN e responsável pela condução das degustações.
Entre as combinações inusitadas que conquistaram o público estão a ostra com geleia e a ostra com mostarda e mel. Além disso, o espaço traz diversas delícias potiguares como cafés, cachaças e queijos, todos vindos de produtores locais que se destacam pelo compromisso com a qualidade e a sustentabilidade. “A ideia é democratizar esses sabores e aproximar o público das experiências sensoriais proporcionadas por produtos do nosso estado”, completou Adriana.
Um dos destaques da degustação foi o mel de jandaíra da Ybí-ira Mel da Terra, um negócio de impacto social e ambiental que apoia as comunidades da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (JOCA). A Ybí-ira, além de comercializar o mel, promove o desenvolvimento sustentável, gerando impacto positivo para as famílias do Sertão potiguar.
“O mel de jandaíra é muito conhecido pelas suas propriedades medicinais, mas aqui queremos mostrar o seu potencial gastronômico, como ingrediente de excelência,” destacou a produtora Lorene Barbosa, mencionando que o mel também tem sido utilizado em receitas sofisticadas, inclusive ganhando espaço em produções gastronômicas de chefs renomados como Alex Atala.
O fundador da Ybí-ira, Francisco Melo, ressaltou que a parceria com o Sebrae vai além da simples orientação técnica. Ele destacou o papel essencial da instituição na implementação do projeto Meliponicultura Sustentável, responsável pela criação de 20 meliponários familiares no município de Jandaíra. Nesses meliponários, as abelhas são cuidadosamente criadas, e o mel passa por um processo de maturação de seis meses antes de ser comercializado.
“O Sebrae tem sido um parceiro muito importante, tanto na organização da nossa cadeia produtiva quanto na geração de negócios. Eles nos ajudaram a implantar o projeto em parceria com a Fundação Banco do Brasil, fortalecendo o associativismo e a gestão de negócios,” afirmou o produtor.
A experiência no Espaço Origem Potiguar durante a Festa do Boi reforça esse apoio. “Aqui, temos a oportunidade de mostrar a versatilidade do nosso mel e de colocá-lo em um contexto de alta gastronomia, algo que, sem o apoio do Sebrae, seria muito mais difícil de alcançar,” concluiu.
As degustações de cachaça têm sido um grande destaque do evento, oferecendo aos visitantes a oportunidade de experimentar harmonizações exclusivas com queijos, doces e outros produtos regionais. A Cachaça Serra de Martins, produzida pelo mestre alambiqueiro Wesley Monteiro, está em exposição no local e tem recebido uma ótima recepção. “A interação com o público tem sido excelente, e a estrutura oferecida este ano nos proporcionou uma melhor apresentação dos nossos produtos,” avaliou Wesley.
Sebrae na Festa do Boi
A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.