Eventos acontecem na Pinacoteca nos dias 8 e 9 de novembro e integram a mostra que celebra 50 anos do movimento criado e liderado por Ariano Suassuna

A Pinacoteca Potiguar será palco, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, dos ‘Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial’. Os eventos integram a programação da Mostra Armorial 50, que celebra meio século do movimento artístico fundado nos anos 70 pelo dramaturgo e escritor Ariano Suassuna. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados por meio da plataforma Sympla. 

Os ‘Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial’ têm a coordenação de Regina Rosa Godoy e consultoria e mediação de Carlos Newton Júnior, poeta, ensaísta, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estudioso da obra de Ariano Suassuna e do Movimento Armorial. Na sexta-feira (8), às 19h, ele recebe a premiada atriz e diretora de teatro Inez Viana, e o multi-instrumentista e compositor armorial de trilhas para cinema e teatro Danilo Guanais.

“Vamos explorar a rica tradição dos romances nordestinos e da música armorial, que influenciam profundamente a cena musical brasileira com sua estética única. Também discutiremos a dramaturgia armorial e as montagens das obras de Ariano Suassuna, que exemplificam a poética armorial por meio de cenários, figurinos e músicas que juntos criam uma arte de síntese”, explica Carlos Newton Júnior.

Já no sábado (9), às 16h, será a vez de debater o Cordel como referência do Movimento Armorial. Com Kyldemir Dantas, escritor e poeta, especialista em cultura nordestina e cordeis, e Clotilde Tavares, multiartista, cordelista, dramaturga, pesquisadora, atriz e médica. Na ocasião, será lançado ainda o livro Ariano Suassuna na Literatura de Cordel, de Kyldemir Dantas, com prefácio de Carlos Newton Júnior.

A Mostra Armorial 50 celebra os 50 anos do movimento artístico e cultural fundado em 1970 por Ariano Suassuna. A exposição, que será aberta ao público nesta sexta-feira (1º), traz a Natal um acervo com mais de 140 obras de nomes centrais do Movimento Armorial, como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J. Borges, Romero Andrade Lima, Lourdes Magalhães, entre outros. 

O movimento buscava criar uma arte genuinamente brasileira, que integrasse as tradições populares nordestinas com elementos da cultura erudita, criando uma estética própria que englobava artes plásticas, literatura, música e teatro. O projeto ganha novos contornos pelo Brasil em nova temporada no Nordeste, graças ao Patrocínio Oficial da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Mostra Armorial 50 em Natal conta com o Patrocínio Oficial da Petrobras, realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet. O evento é produzido pela R. Godoy Cultura e recebe apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto e Pinacoteca Potiguar. Além disso, conta com o apoio da InterTV, TV Universitária, Universitária FM e Sistema Tribuna de Comunicação.