Com metas definidas para 2033, a agência trabalhará para o desenvolvimento da região
Uma região serrana cheia de sonhos de crescimento e com grande potencial econômico tem se mobilizado e dado firmes passos em direção ao desenvolvimento. O polo serrano, que abrange os municípios de Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica e São José do Campestre, conta agora com a Agência de Desenvolvimento das Serras do Agreste Potiguar.
A organização é fruto da implementação do Programa LIDER Serras do Agreste Potiguar (Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional), uma iniciativa do Sebrae-RN, que visa integrar lideranças e instituições da região para promover o desenvolvimento econômico e social.
Formalizada há pouco mais de um mês, a Agência já celebra conquistas importantes. Nesta última sexta-feira (1), recebeu o título de utilidade pública pelo município Serra de São Bento e também está em andamento o pedido de reconhecimento na esfera estadual, por meio da Assembleia Legislativa do RN.
Além de ganhar visibilidade no cenário político, a Agência avança em parcerias estratégicas. Uma delas é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visando apoiar atividades agropecuárias e fomentar a agricultura familiar. No campo educacional, foi assinada uma carta de intenções com a Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN), instituição focada em pós-graduação, que oferecerá aos professores da região um curso de pós-graduação em pedagogia digital.
Outras conquistas incluem uma cadeira no Orçamento Participativo do Governo do Estado para a região do Trairi, uma imersão técnica na Paraíba e a inclusão na discussão sobre o manejo do Parque Ambiental Pedra da Boca, que, embora localizado na Paraíba, possui acesso pelo Rio Grande do Norte e impacta diretamente o turismo local.
É desafiador fazer tudo isso, mas tivemos uma grande oportunidade com essa parceria com o Sebrae, que nos encorajou bastante e mostrou que éramos capazes de fazer algo diferente, algo que transformasse o estilo de vida das pessoas,
relata o presidente da Agência, Evilázio Crisanto.
Para o empreendedor, que atua no setor imobiliário, a região tem plenas condições de competir com localidades próximas, como Bananeiras. “Nossa paisagem é privilegiada: temos uma serra e estamos inseridos no bioma da caatinga, com pedras aflorando, o que dá um aspecto único, além de uma vista que muda com as estações. No inverno, o frio e a vegetação verde; na seca, uma paisagem rochosa incrível”, descreve.
Além das belezas naturais, segundo Crisanto, a Agência tem como propósito estimular um desenvolvimento regional sustentável. “Nosso principal foco é o turismo. Mas, este crescimento tem de estar junto de toda uma cadeia. Por exemplo, se fortalecemos a agricultura familiar, da nossa própria região, abastecemos os restaurantes e hotéis”, expõe.
Programa LIDER Serras do Agreste Potiguar – Trilha do Desenvolvimento
As atividades na região tiveram início em agosto de 2023 com a reunião de 52 participantes, entre eles lideranças municipais, representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor. O grupo é composto por uma diversidade de profissionais, como donos de restaurantes, arquitetos, sindicalistas, guias turísticos, construtores, professores, prefeitos, agricultores e empresários do turismo. Com visões distintas sobre as necessidades econômicas da região, todos se uniram em prol de um desenvolvimento comum.
Os participantes têm recebido qualificação e desenvolvido estratégias para impulsionar o desenvolvimento regional por meio do Programa LIDER. Concluídos os oito encontros iniciais, o grupo avança para o quarto e último fórum da série, onde avaliarão os avanços em relação à Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional. Essa agenda, com um plano de ação para a próxima década, estabelece metas e compromissos para o desenvolvimento da região.
De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, a Agência atua como um ponto de apoio para os líderes, assumindo o papel de buscar parcerias estratégicas e captar recursos para a implementação das ações definidas na agenda de desenvolvimento. “O Sebrae continuará presente oferecendo acompanhamento contínuo e garantindo que o projeto seja executado com sucesso e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados”, afirma.
Foto: Monte das Gameleiras – Acervo Tribuna do Norte