Criação da Agência de Desenvolvimento pretende fomentar a economia das Serras do Agreste Potiguar

Com metas definidas para 2033, a agência trabalhará para o desenvolvimento da região

Uma região serrana cheia de sonhos de crescimento e com grande potencial econômico tem se mobilizado e dado firmes passos em direção ao desenvolvimento. O polo serrano, que abrange os municípios de Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica e São José do Campestre, conta agora com a Agência de Desenvolvimento das Serras do Agreste Potiguar.

A organização é fruto da implementação do Programa LIDER Serras do Agreste Potiguar (Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional), uma iniciativa do Sebrae-RN, que visa integrar lideranças e instituições da região para promover o desenvolvimento econômico e social.

Formalizada há pouco mais de um mês, a Agência já celebra conquistas importantes. Nesta última sexta-feira (1), recebeu o título de utilidade pública pelo município Serra de São Bento e também está em andamento o pedido de reconhecimento na esfera estadual, por meio da Assembleia Legislativa do RN.

Além de ganhar visibilidade no cenário político, a Agência avança em parcerias estratégicas. Uma delas é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visando apoiar atividades agropecuárias e fomentar a agricultura familiar. No campo educacional, foi assinada uma carta de intenções com a Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN), instituição focada em pós-graduação, que oferecerá aos professores da região um curso de pós-graduação em pedagogia digital.

Outras conquistas incluem uma cadeira no Orçamento Participativo do Governo do Estado para a região do Trairi, uma imersão técnica na Paraíba e a inclusão na discussão sobre o manejo do Parque Ambiental Pedra da Boca, que, embora localizado na Paraíba, possui acesso pelo Rio Grande do Norte e impacta diretamente o turismo local.

É desafiador fazer tudo isso, mas tivemos uma grande oportunidade com essa parceria com o Sebrae, que nos encorajou bastante e mostrou que éramos capazes de fazer algo diferente, algo que transformasse o estilo de vida das pessoas,
relata o presidente da Agência, Evilázio Crisanto.

Para o empreendedor, que atua no setor imobiliário, a região tem plenas condições de competir com localidades próximas, como Bananeiras. “Nossa paisagem é privilegiada: temos uma serra e estamos inseridos no bioma da caatinga, com pedras aflorando, o que dá um aspecto único, além de uma vista que muda com as estações. No inverno, o frio e a vegetação verde; na seca, uma paisagem rochosa incrível”, descreve.

Além das belezas naturais, segundo Crisanto, a Agência tem como propósito estimular um desenvolvimento regional sustentável. “Nosso principal foco é o turismo. Mas, este crescimento tem de estar junto de toda uma cadeia. Por exemplo, se fortalecemos a agricultura familiar, da nossa própria região, abastecemos os restaurantes e hotéis”, expõe.

As atividades na região tiveram início em agosto de 2023 com a reunião de 52 participantes, entre eles lideranças municipais, representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor. O grupo é composto por uma diversidade de profissionais, como donos de restaurantes, arquitetos, sindicalistas, guias turísticos, construtores, professores, prefeitos, agricultores e empresários do turismo. Com visões distintas sobre as necessidades econômicas da região, todos se uniram em prol de um desenvolvimento comum.

Os participantes têm recebido qualificação e desenvolvido estratégias para impulsionar o desenvolvimento regional por meio do Programa LIDER. Concluídos os oito encontros iniciais, o grupo avança para o quarto e último fórum da série, onde avaliarão os avanços em relação à Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional. Essa agenda, com um plano de ação para a próxima década, estabelece metas e compromissos para o desenvolvimento da região.

De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, a Agência atua como um ponto de apoio para os líderes, assumindo o papel de buscar parcerias estratégicas e captar recursos para a implementação das ações definidas na agenda de desenvolvimento. “O Sebrae continuará presente oferecendo acompanhamento contínuo e garantindo que o projeto seja executado com sucesso e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados”, afirma.

Foto: Monte das Gameleiras – Acervo Tribuna do Norte

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Últimos dias da exposição “Pequena Coleção das Dores” de Luciana Padilha no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda

Segue até próximo domingo, 11 de maio, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, a exposição Pequena Coleção das Dores, da artista, pesquisadora...

Em João Pessoa, Mero Restaurante celebra o Dia das Mães com almoço especial e música ao vivo 

Fotos: Isa Rolim Vagas são limitadas, e as reservas podem ser feitas pelo instagram do restaurante Neste domingo, o Mero Restaurante abre...

Valéria Oliveira apresenta canções que embalam exposição “Faces do Reduto”, na Pinacoteca Potiguar

Foto: Divulgação/Brunno Martins Programação especial acontece neste sábado (10), às 11h na Pinacoteca Potiguar; setlist envolve músicas autorais e clássicos da MPB...

plugins premium WordPress