Denominada de Sebrae nos Bairros, iniciativa está na segunda etapa de execução e beneficia empreendedores dos bairros Abolições e Santa Delmira
Empreendedores dos bairros Abolições e Santa Delmira, no município de Mossoró, já podem acessar orientação técnica empresarial de forma gratuita, por meio do Projeto Sebrae nos Bairros. A iniciativa teve início na última quinta-feira (7) e seguirá até a quarta-feira (13). Esta é a segunda etapa da ação desenvolvida pela Agência Sebrae no Oeste, com o intuito de facilitar o acesso aos produtos e soluções que promovam o fortalecimento do empreendedorismo local.
O Sebrae nos Bairros consiste na realização de atendimentos itinerantes. Na atual fase da iniciativa, a tenda do Sebrae, onde são atendidos os empreendedores, está instalada na Avenida Abel Coelho (em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima), no bairro Abolição II. No Local, é possível acessar serviços como orientação fiscal e financeira, feita por consultores especializados.
Ao se deparar com o atendimento itinerante do Sebrae, Maria Nilda Fernandes não pensou duas vezes e buscou mais informações sobre a situação fiscal de seu antigo negócio. Saiu de lá com a orientação que precisava e com a certeza da importância do serviço recebido.
“Ia passando pela rua e quando vi a tenda, vim logo me informar, e estou saindo daqui satisfeita com o serviço, porque agora sei qual o problema que tenho e como resolver minha situação. Trazer o atendimento para os bairros é uma ótima iniciativa”, elogia.
Serviços
Durante a atividade itinerante, o Sebrae também oferta diagnóstico digital, diagnóstico de vendas e orientação técnica, com ênfase em esclarecimentos relativos a pendências contábeis e fiscais. Os empreendedores também podem acessar as soluções Sebrae na Sua Empresa e suporte de agente de crédito.
O projeto também contempla visitas de consultores a pequenos negócios instalados nos bairros impactados pela ação. A medida está beneficiando empreendedores como o comerciante Narcízio Silva, que possui um pequeno comércio de produtos regionais na principal avenida do bairro Abolição IV.
Formalizado como Microempreendedor Individual (MEI), ele conta que a dinâmica do negócio dificulta a ida à sede da Agência Sebrae. Segundo ele, o atendimento realizado pelo Sebrae nos Bairros impactará positivamente, especialmente por levar informações das quais não tinha acesso antes do projeto.
“O Sebrae exerce um papel fundamental de apoio aos negócios. E nessa ação, vejo dois pontos muito positivos. Primeiro, que nos lembra que o Sebrae existe e está à nossa disposição, mas que, devido à correria do dia a dia, a gente acaba não buscando. Segundo, é que o projeto vem despertar para que a gente dê o passo necessário para melhorar nosso negócio, com orientação de qualidade, e isso certamente representará melhorias para meu negócio e de outras pessoas”, avalia.
De acordo com a analista do Sebrae RN Agelda Feitosa, a iniciativa é estratégica para fortalecer a economia e os pequenos negócios locais. A oferta de soluções adequadas, conforme ela, será um diferencial para os negócios impactados.
“A partir do momento em que conseguimos chegar até esses empreendedores e apresentá-los soluções e ferramentas que podem transformar os negócios, o impacto no fortalecimento do empreendedorismo acontece. É aí que cumprimos o papel decisivo de apoiar fortemente os pequenos negócios e a economia”, pontua.
Palestra
Ao final do ciclo de ações itinerantes, o Projeto Sebrae nos Bairros contemplará, ainda, a realização da palestra “Estratégia de vendas e marketing para alavancar seu negócio”. O evento ocorrerá na quarta-feira (13), às 19h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na Rua José Leite, 100, bairro Santo Antônio.
Na primeira fase, o Projeto Sebrae nos Bairros beneficiou empreendedores dos bairros Planalto e Alto de São Manoel, na semana compreendida entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. A iniciativa terá continuidade em 2025, com bairros a serem definidos, de modo a contemplar um maior número de empreendedores mossoroenses.