As atividades fazem parte da fase Florescer, marcada pela estreia dos espetáculos montados por grupos de teatro formados pelo projeto
No dia 12 de novembro, o Projeto Trapiá Semente realiza a fase ‘Florescer’ no município de Serra Negra do Norte com o espetáculo “A historinha é essa e a santa não aparece”, do Grupo Onça Negra, criado pelo projeto durante a fase ‘Regar’. A apresentação é gratuita e aberta ao público, marcada para acontecer na Escola Coronel Mariz, às 10h.
O espetáculo conta a história de uma lenda sobre o nome da cidade, homenageando os 150 anos de emancipação política que Serra Negra do Norte completa em 2024. “Falava-se que uma mulher negra residia em uma das serras que rodeiam a cidade e logo foi devorada por uma onça, trazendo assim o nome: a Serra da negra”, conta o arte-educador do projeto, Léo Araújo.
“Mas também tem uma história verídica contada no espetáculo, que foi o roubo da Santa. A imagem da padroeira Nossa Senhora do Ó foi subtraída do altar da matriz, trazendo grande tristeza para a comunidade católica da cidade. Na peça, a negra é morta pela onça e acusada de ter roubado a imagem, mas no final do espetáculo ela volta como a santa que foi roubada. As histórias são contadas em um teatro de bonecos, uma primeira experiência para os integrantes do grupo que acabou sendo algo muito positivo”, finaliza.
Além do espetáculo, a Associação Cultural Trapiá e a Mapa Realizações Culturais, idealizadoras do projeto, vão promover o Encontro Trapiá Semente no dia 14, em Caicó, a fim de reunir todos os grupos participantes do Projeto Trapiá Semente em 2024. O espetáculo Menino Pássaro, que narra a história da amizade entre um pássaro e um menino que usa cadeira de rodas, também faz parte da programação do encontro.
“Esse encontro é um momento de reunião entre os grupos de outros municípios, para que eles possam se conhecer, trocar ideias e assistir aos espetáculos uns dos outros. Como a cidade de Caicó é a única que tem um teatro nessa região, nós vamos aproveitar para inseri-los nesse ambiente, entregar os certificados do projeto a cada grupo e celebrar esse momento de finalização”, comenta Alexandre Muniz, coordenador do projeto.
Conheça o Projeto Trapiá Semente
O Projeto Trapiá Semente é uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro no Seridó potiguar, que acontece desde 2022. Durante a preparação, os jovens participam de um curso livre de teatro, e se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos e elaboração de texto, dramaturgia e criação de cenas, de acordo com suas habilidades e aptidões.
Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o projeto abraça seu propósito por meio de uma série de oficinas englobando iniciação teatral, construção de instrumentos, construção de cenas, direção artística e produção de espetáculos. Presente em 16 municípios do Seridó Potiguar, o projeto já promoveu apreciação teatral a mais de 15 mil pessoas e oportunizou a formação artística para mais de 300 jovens.
O Trapiá Semente é um projeto da Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais e é realizado por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, com patrocínio da Neonergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Governo do Estado do RN, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto através da Lei Câmara Cascudo, além do apoio das prefeituras municipais onde o projeto é executado.
PROGRAMAÇÃO:
SERRA NEGRA DO NORTE
Espetáculo “A historinha é essa e a santa não aparece” – Grupo Onça Negra
Data: 12 de novembro
Horário: às 10h
Local: Escola Coronel Mariz
Serra Negra
CAICÓ
Encontro Trapiá Semente
Data: 14 de novembro
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Adjuto Dias