Realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, capacitação ocorrerá entre os dias 25 e 30 deste mês, no Hotel Thermas
Reconhecido pelo elevado potencial do agronegócio para a economia do Rio Grande do Norte, com destaque para a fruticultura irrigada, a cidade de Mossoró deve potencializar os negócios do setor, a partir da realização Empretec Rural. A capacitação é aposta do Sebrae no Rio Grande do Norte para fomentar a geração de novos negócios e fortalecer empreendimentos rurais já existentes. O Empretec Rural, na capital do Oeste Potiguar, ocorrerá entre os dias 25 e 30 deste mês, no Hotel Thermas.
A pré-inscrição para participar do seminário pode ser efetuada no link http://bit.ly/empretecnorn. E informações adicionais podem ser obtidas pelo whatsapp (84) 99654-8777.
A turma de Mossoró se somará a outras três do Empretec Rural formadas no Rio Grande do Norte em 2024. Ao longo do ano, a capacitação já ocorreu nos municípios de Natal, Caicó e Assú.
A realização do seminário é resultado de parceria entre o Sebrae RN, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no RN. O acordo de cooperação técnica e financeira garante desconto de 30% no valor da inscrição a cooperados regulares do Sicoob Potiguar ou de outras cooperativas ligadas ao sistema Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern)/Sescoop.
O analista técnico do Sebrae RN e gestor do Empretec Rural, Luís Felipe dos Santos, explica que o intuito do seminário é fomentar o empreendedorismo no campo e impulsionar os resultados do agronegócio no estado.
“Mossoró concentra características muito propícias ao desenvolvimento de novos empreendimentos no campo, com potencialidades, como a fruticultura, que elevam o município à condição grande exportador de frutas no país. E é esse potencial que o Empretec Rural deve alavancar, de modo que negócios já existentes e empreendimentos futuros possam se consolidar e tornar os negócios rurais ainda mais representativos na economia potiguar”, pontua.
Transformação
O Empretec Rural é destinado a produtores rurais e profissionais da área, tais como agrônomos, veterinários, agentes públicos que atuam no setor, além de proprietários de lojas agropecuárias. O seminário tem como objetivo identificar o potencial empreendedor dos participantes, desenvolver suas características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio.
Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e implementada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o treinamento de imersão foca no desenvolvimento de atividades práticas, comuns a um negócio. No Nordeste, a primeira turma do Empretec Rural foi formada pelo Sebrae RN, em 2021.
Segundo Luís Felipe dos Santos, participar desse treinamento pode ser transformador para quem deseja aprimorar habilidades empreendedoras e levar o negócio a um novo patamar. Entre as razões, destacam no Empretec o desenvolvimento de competências, networking (contatos profissionais), metodologia comprovada, capacitação prática, impacto no negócio, sustentabilidade e inovação.