Com apoio do Sebrae, evento deverá receber mais de 4 mil participantes e terá mais de 200 expositores nacionais e internacionais
Foi aberta nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções de Natal/RN, a 20ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam) 2024, um dos maiores eventos internacionais internacional de aquicultura e carcinicultura. A feira, que ocorre até sexta-feira (22), deve atrair em torno de 7 mil visitantes, entre empresários, especialistas, membros da academia, pesquisadores e estudantes, consolidando-se como um importante ponto de encontro para discutir avanços tecnológicos e desafios do setor.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes de associações nacionais do setor, autoridades, empresários e instituições ligadas à aquicultura, incluindo o Ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula Filho. Em seu discurso, o ministro destacou o papel do setor para a economia nacional, a reestruturação do Ministério da Pesca e Aquicultura, além da importância de parcerias entre diferentes esferas do governo e a iniciativa privada para garantir o sucesso do setor.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, também participou da solenidade e ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento do setor produtivo local e nacional. “A Fenacam é uma vitrine de inovação e conhecimento que contribui diretamente para a modernização e competitividade da cadeia produtiva da aquicultura. Para o Rio Grande do Norte, que tem o camarão como um dos pilares de sua economia, este evento é uma oportunidade ímpar para fomentar novos negócios, parcerias estratégicas e a valorização da produção sustentável”, afirmou.
A governadora Fátima Bezerra, em sua fala, enalteceu a 20ª edição do evento: “Estamos celebrando duas décadas de uma iniciativa que reafirma o papel estratégico da carcinicultura para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Este é um setor que gera emprego, distribui renda e promove a inclusão, ao mesmo tempo que alia ciência, inovação e sustentabilidade.”
O presidente da Fenacam 2024, Itamar Rocha, destacou a importância histórica do evento: “A já exitosa vigésima edição da Fenacam reforça a relevância deste fórum, iniciado em 2004, com 17 edições realizadas em Natal e 3 em Fortaleza, consolidando-se como o maior evento de carcinicultura e aquicultura da América Latina.”
A Fenacam 2024 conta com uma programação diversificada, incluindo simpósios técnicos, feira internacional de tecnologias e equipamentos, palestras de especialistas renomados nacionais e internacionais, workshops e apresentações científicas, conectando as inovações mais recentes às demandas do mercado. Com mais de 200 expositores, o evento promove diálogos sobre sustentabilidade, aumento da produtividade e fortalecimento da competitividade do camarão brasileiro no mercado internacional.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e segue até a próxima sexta-feira (22). Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser acessadas pelo site oficial: https://www.fenacam.com.br .
Cursos online para pequenos produtores
O Sebrae-RN lançou, neste mês de novembro, três novos cursos online voltados para a promoção da aquicultura no estado e o apoio a pequenos empreendedores do setor. A iniciativa integra o Projeto de Desenvolvimento da Aquicultura Potiguar, o AquaPotiguar.
Os cursos oferecidos são: “Cultivo de Peixes em Tanques Escavados”, “Carcinicultura” e “Peixes Ornamentais”. Cada um inclui uma série de aulas ministradas por especialistas reconhecidos, abordando desde técnicas de manejo sustentável e controle de qualidade até orientações sobre licenciamento ambiental e gestão de pequenos empreendimentos. Os participantes também recebem e-books gratuitos que funcionam como guias práticos e técnicos.
Serviço:
Cursos de Aquicultura (online)
Link de inscrição: https://digital.rn.sebrae.com.br/lp/pagina-cursos-aquicultura-potiguar
Valor: R$ 60,00 (cada curso).
Foto: Raiane Miranda