Empodera Afro acontece na próxima terça-feira (26), na sede da instituição, reunindo palestras, exposição e venda de produtos. A chef Carmem Virgínia é uma das presenças confirmadas

Como forma de incentivar e divulgar o empreendedorismo protagonizado pela população negra no estado, o Sebrae/PE promove, no próximo dia 26 de novembro, a primeira edição do Empodera Afro. O evento gratuito e com acesso aberto ao público em geral será realizado na sede da instituição, na Zona Oeste do Recife, promovendo um ambiente de muito aprendizado, networking e oportunidade de vendas. As inscrições para o encontro já estão abertas e devem ser feitas no site pe.loja.sebrae.com.br

A programação acontece das 14h às 18h e inclui palestras, exposição e venda de produtos afro. Um dos destaques da ação é o bate-papo especial com Carmem Virgínia, uma das mais conhecidas chefs do país, referência nacional em cozinha ancestral, que utiliza alimentos e modos de preparo transmitidos de geração em geração. 

“O Empodera Afro tem como objetivo fortalecer a presença de empreendedores negros no mercado, promovendo capacitação e conexão entre eles. Em um cenário onde a inclusão e a diversidade são essenciais, o evento se propõe a oferecer uma plataforma de integração, com foco em gestão, empreendedorismo, liderança e inovação. Tudo isso num ambiente propício para a troca de experiências e o desenvolvimento de novas estratégias de negócio”, explica Omero Galdino Jr, analista do Sebrae/PE responsável pela iniciativa.  

O especialista falou ainda sobre um dos pontos altos do Empodera Afro. “Dona Carmem Virgínia é uma renomada chef de cozinha afrobrasileira, conhecida pela atuação à frente do restaurante Altar e por programas como ‘Uma Senhora Panela’ e o ‘Comida de Quinta’.  A experiência dela na promoção da cultura negra será de extrema importância para enriquecer o evento e conectar a gastronomia com a temática do empreendedorismo”, enfatizou. 

Ao longo da tarde, a programação discutirá ainda temas como identidade e valorização do negócio, empreendedorismo inovador e diferenciação no mercado. Completa a grade uma abordagem sobre marketing ancestral. “Conseguimos resgatar e vamos mostrar que boa parte das ideias que aplicamos no marketing vêm de uma época muito antiga e que inspiram e permanecem válidas até os dias de hoje. São técnicas ancestrais que podem trazer resultados nas finanças, nas vendas e no marketing pessoal”, antecipa.

A expectativa é que o Empodera Afro se torne uma referência em temáticas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo negro, com a contribuição de empresas, líderes e influenciadores que impactem positivamente o mercado e a sociedade. 

A chef pernambucana Carmem Virgínia é uma das mais respeitadas profissionais do mercado nacional. Verdadeira força na cozinha e nos negócios, ela é pesquisadora, gastrônoma, influenciadora digital e apresentadora de TV. Ela também é proprietária do restaurante Altar Cozinha Ancestral, aberto em 2013 e recém-declarado Patrimônio Cultural e Gastronômico do Recife, que conta com uma segunda unidade em São Paulo – em sociedade com a empresária Fátima Pissarra e a cantora Luísa Sonza.

Começou a frequentar um terreiro de candomblé ainda criança e, aos sete anos de idade, foi escolhida para ser Iyabassé, pessoa responsável por preparar os alimentos sagrados dentro desta religião de matriz africana. A função, normalmente atribuída às pessoas mais velhas, foi assumida por ela sete anos depois, quando começou sua iniciação.

Estudo realizado pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) aponta que, no fim de 2023, 15,6 milhões de pretos e pardos eram donos de negócios no Brasil. A quantidade cresceu 22% em relação a 2013, quando este número era de 12,8 milhões de pessoas. Mesmo assim, em um país onde 56,4% da população é de negros, ‘somente’ 52,4% dos empreendedores são afrodescendentes. 

O levantamento identificou que a maior parte dos empreendedores pretos e pardos são do sexo masculino (67,8%), chefes de domicílios (55%), com idade entre 30 e 49 anos (51%), residentes nas regiões Sudeste (37,7%) e Nordeste (32,7%) do país, com atuação majoritariamente nos setores de Serviços (41,4%) e Comércio (21,7%). Somente 24,2% dos donos de negócios negros possuem CNPJ.

Em Pernambuco, 64,2% dos donos de negócios são negros, o equivalente a 785 mil pessoas. A maior parte é do sexo masculino (69,4%), chefe de domicílio (52,9%), tem idade entre 30 e 39 anos (26,3%), atua no setor de Serviços (35,8%). Apenas 13,9% têm CNPJ.

Serviço 

Empodera Afro, realização do Sebrae/PE 

Quando: Terça-feira (26.11), das 14h às 18h 

Onde: Sede do Sebrae/PE (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife)