Além da busca pelo físico ideal, a estação mais quente do ano é uma oportunidade para despertar a paixão pelo movimento e investir em uma rotina de bem-estar
Com a chegada do Verão, cresce a pressão social por alcançar o ‘corpo perfeito’, muitas vezes priorizando a estética em detrimento da saúde física e mental. Esse foco exclusivo na aparência pode levar a rotinas de treino pouco sustentáveis, que negligenciam o bem-estar integral. Indo na contramão desse movimento, a Selfit Academias propõe uma abordagem diferente, incentivando um estilo de vida ativo que valoriza o movimento contínuo e equilibrado ao longo do ano. “A rede acredita que o exercício físico não se resume a metas estéticas, mas está diretamente ligado à saúde, à qualidade de vida e ao bem-estar mental.”, Bianca D’Elia, Coordenadora Técnica da rede de academias.
RITMO – De acordo com diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados 150 minutos de atividade física de moderada a vigorosa por semana. A distribuição dessas atividades tem sido objeto de estudo, como o realizado pela UK Biobank e publicado recentemente na revista Circulation. O levantamento, que envolveu quase 90 mil pessoas, investigou se a prática de sessões curtas, de 20 a 30 minutos na maioria dos dias da semana, oferece os mesmos benefícios que sessões mais longas, espaçadas ao longo da semana. Os resultados indicaram que tanto os praticantes regulares quanto os atletas de fim de semana obtêm benefícios significativos para a saúde.
Ainda segundo Bianca D’Elia, “nosso lema ‘vem no seu ritmo, no seu tempo, na sua pegada’ reflete exatamente isso. Não importa se você treina diariamente ou concentra seus exercícios em poucos dias da semana, o importante é manter a constância e a paixão pelo movimento”. Bianca ainda ressalta que os benefícios dos exercícios regulares vão além da aparência física: “O estudo da UK Biobank também mostra que tanto praticantes regulares quanto os de fim de semana podem reduzir o risco de doenças como hipertensão e diabetes em até 46% em comparação aos sedentários”, revela.
O estudo publicado na Circulation também reforça que a prática regular de atividade física reduz significativamente o risco de doenças, independentemente da frequência semanal. “O mais importante é manter o corpo em movimento de forma constante, focando tanto na saúde mental quanto física ao longo do ano”, explica a coordenadora da Selfit, que destaca as opções de atividades oferecidas pela rede. “Nesse sentido, oferecemos treinos variados em nossa grade de atividades para os nossos alunos, como o Self Intense, que é nosso cross training. Trabalhando todas as valências físicas em um único espaço, e o Self Move, onde focamos em aulas coletivas, como aulas dança, Pilates solo, lutas e alongamento, proporcionando dinamismo aos treinos de nossos alunos”, relata Bianca.
“O nosso objetivo é oferecer um ambiente onde cada pessoa possa encontrar o seu ritmo, com treinos que respeitam diferentes necessidades e objetivos. A proposta é incentivar a prática de atividades físicas de forma acessível e constante, adaptada à realidade de cada indivíduo. O que faz a diferença é sentir o impacto positivo do movimento na disposição diária e na qualidade de vida. Assim, mais do que preparar o corpo para o Verão, o movimento constante se torna um hábito de cuidado consigo mesmo, que perdura ao longo de todo o ano”, finaliza a Coordenadora.