O evento celebra a literatura feminina e a sexualidade da mulher negra, contará com leituras de contos eróticos e reflexões sobre identidade e resistência

A Livraria do Jardim recebe neste sábado, dia 23 de novembro, às 15h, a 12ª edição do Sarau Floriterárias. O evento busca celebrar o protagonismo feminino na cena literária contemporânea, proporcionando um espaço para visibilidade e valorização das obras das escritoras, em um contexto de resistência e identidade. A programação inclui leituras, poesia e expressões artísticas, reforçando o espaço como um ponto de encontro acolhedor para o debate, liberdade de expressão e reflexão. A entrada é totalmente gratuita.

Nesta edição, que será a última do ano, o sarau presta uma homenagem à escritora, educadora e ativista Odailta Alves, autora de contos que exploram a sexualidade e o prazer da pessoa preta. Durante o evento, será lançado o livro “Pretos Prazeres e outros ais”, uma obra que questiona normas estabelecidas sobre a sexualidade feminina, explorando questões de identidade e autonomia. A publicação surge como uma resposta à necessidade de subverter as narrativas de dor, oferecendo uma nova perspectiva que celebra o desejo e a plenitude da mulher negra. A nova edição da obra, publicada pela Editora Pallas, inclui oitenta contos, sendo trinta deles inéditos, e revisita textos da versão anterior, ampliando as discussões sobre diversidade de corpos e identidades. A escritora estará presente para uma sessão de autógrafos, proporcionando ao público a oportunidade de aprofundar-se em sua obra e visão literária.

A programação do sarau contará com a leitura dos contos de Odailta Alves, interpretados por escritoras e artistas pretas, que são referências no movimento literário feminino e na valorização da literatura negra. Com suas vozes potentes, essas convidadas contribuirão para um espaço de reflexão sobre questões como consciência racial, sexualidade e protagonismo feminino. Como afirma Odailta Alves: “O que me inspira a escrever é a sede de construir outras narrativas sobre mim, sobre meu povo preto, LGBTQIAPN, favelado. Estou cheia de perspectivas para o Sarau, quero ver toda uma diversidade de corpos presentes, quero compartilhar por meio das vozes de mulheres potentes os textos novos do livro.”

O Sarau Floriterárias se consolida como um importante espaço de empoderamento e resistência para as escritoras, promovendo a troca de saberes e reafirmando a literatura como uma ferramenta de transformação social. Este evento reafirma sua relevância como plataforma fundamental para a literatura negra e a escrita feminina, criando um ambiente onde as vozes das mulheres pretas ganham força, amplificando o impacto cultural e social.
Para aquelas que ficaram interessadas em participar, o evento é gratuito e é necessário confirmar a presença através do link do Sympla, disponível na bio do Instagram @livrariadojardim. No perfil são publicadas atualizações diárias de futuras programações, lançamentos e eventos da livraria.

Serviço:
Evento: 12° Edição do Sarau Floriterárias
Data: 23 de Novembro de 2024
Horário: 15h
Local: Livraria do Jardim, , Avenida Manoel Borba, nº 292, Recife
Entrada: Gratuita, ingresso via Sympla –
https://www.sympla.com.br/sarau-floriterarias__2739851

Odailta Alves é homenageada. Fotos: Divulgação/ Assessoria de Imprensa