Comentarista Cabral Neto avalia se Leão deve ter centroavante de volta após dois jogos sem atuar, ou se mantém substituto das últimas duas partidas

Pepa tem à disposição Lenny Lobato e Gustavo Coutinho para a grande decisão de domingo, frente ao Santos, na Ilha do Retiro, no duelo que pode garantir o acesso rubro-negro à Série A. Mas, qual deles deve ser o escolhido pelo português para entrar como titular do Sport? “O momento do Sport pede um centroavante”, resume o comentarista da TV Globo, Cabral Neto, indicando a entrada do camisa 9, artilheiro da equipe no ano, como a escolha mais assertiva a ser feita.


Não pelo momento atual, aliás. Coutinho – que não atua há dois jogos – sofre com jejum de gols que dura cinco partidas e recebe críticas ferrenhas da torcida, em contrapartida à sequência de jogos inédita de dois jogos como titular de Lobato com a camisa rubro-negra. Entretanto, há algo que diferencia os companheiros – e que tem seu peso num jogo deste quilate: a diferença no refino na finalização.

“Eu voltaria com Coutinho, porque acho que o maior problema do Lobato é a finalização. Se ele começar a bater melhor na bola vai ter uma evolução gigantesca. Ele tem inteligência tática muito bacana, é ágil, aparece em espaços, ele percebe esses espaços, tanto é que é muito acionado para finalizar”, contextualiza Cabral.

– Acho que o Lenny pode ser uma figura importante para o decorrer do jogo, para mudar a configuração da equipe. Então eu começaria, mesmo sabendo de todas as deficiências, com Coutinho. Eu digo desde o início do ano que o investimento feito por ele foi muito mais alto do que deveria ter sido feito e com um contrato muito mais longo do que deveria ter sido feito, mas acho que nesse instante o Sport pede um centroavante,Âpede um jogador que possa ter uma finalização melhor do que a de Lenny Lobato, por exemplo – acrescenta o comentarista. Ao lado do goleiro Caíque França, Gustavo Coutinho é o jogador do Sport que mais esteve em campo na temporada, com 58 jogos. Ele marcou 17 gols e contribuiu com cinco assistências, mas não balança as redes há sete jogos – no último, vitória leonina sobre a Ponte Preta, em Campinas, o camisa 9 não jogou. Estava tratando de trauma muscular na coxa direita e não era certo que jogaria.Ainda assim, seguiu viagem com o grupo para Itu e fez os tratamentos necessários com a fisioterapia.

Mesmo experimentado momento de baixa – motivo pelo qual perdeu posição para Zé Roberto, quando o companheiro de equipe ainda não havia rompido os ligamentos do joelho – , abre-se nova oportunidade por uma redenção. E no principal jogo da equipe no ano.

Sport e Santos jogam às 18h30, neste domingo, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Rubro-negro é o quinto colocado com 63 pontos e precisa ganhar do Peixe, além de torcer por tropeços de um dos concorrentes pelo G-4, Novorizontino, Mirassol e Ceará, para garantir passaporte na Série A de 2025.

Matéria publicada por Redação do GE — Recife https://ge.globo.com/pe/futebol/times/sport/noticia/2024/11/22/quem-deve-jogar-no-sport-contra-o-santos-gustavo-coutinho-ou-lenny-lobato-veja-analise.ghtml

Gustavo Coutinho comemora gol pelo Sport — Foto: Vinicius do Prado