Reconhecimento nacional ocorreu durante o evento Delas Summit, em Florianópolis
Após conquistar o primeiro lugar nas etapas estadual e regional, a potiguar Luana Wandecy, fundadora da startup BlinDog, foi a vencedora na categoria “Ciência e Tecnologia” do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. A entrega da premiação ocorreu na última quinta-feira (21), durante uma solenidade no Delas Summit, em Florianópolis–SC. Na ocasião, também foram premiadas outras 14 empreendedoras nas categorias “Pequenos Negócios”, “Microempreendedora Individual”, “Negócios Internacionais” e “Produtora Rural”.
Para a vencedora potiguar, a premiação é o reconhecimento de uma trajetória marcada por descobertas e crescimento no empreendedorismo.
Foi através do Sebrae que consegui desenvolver uma mentalidade madura como empreendedora, ao participar de programas de aceleração e mentoria como Startup Nordeste, Centelha, Inova Brasil, Regenera e outras ações fundamentais para que a gente alcançasse esse sucesso.
Luana Wandecy, fundadora da startup BlinDog.
A BlinDog é uma empresa que comercializa um dispositivo inteligente, em formato de coleira, para cães cegos. O empreendimento surgiu no final de 2015, mas iniciou as vendas apenas no fim de 2018. Atualmente, o produto está em uso por mais de 8 mil clientes em 12 países. “Agora, nosso plano é lançar um portfólio de produtos tecnológicos voltados à saúde e ao bem-estar animal, não apenas para animais cegos, mas também para cães e gatos em geral. Queremos ser referência no mercado pet, trazendo bem-estar e qualidade de vida para os animais por meio da tecnologia”, revelou.
Na categoria “Ciência e Tecnologia”, além de Luana Wandecy, foram premiadas Maria Paula Beltran, de São Paulo, e Ana Beatriz Aire Portela de Sousa, do Distrito Federal, que conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
“A premiação traz uma visibilidade essencial para o papel das mulheres no empreendedorismo, especialmente em áreas tecnológicas, onde a presença feminina ainda é menor. Ao conquistar o prêmio, Luana não apenas representa seu próprio sucesso, mas também inspira outras mulheres a se juntarem no mundo dos negócios. A vitória de Luana demonstra que o estado do Rio Grande do Norte está se destacando em inovação e tecnologia no cenário nacional”, comentou Elisete Lopes, gestora do Prêmio no RN.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira, até cinco candidatas por unidade federativa, uma de cada categoria, foram selecionadas. As vencedoras seguiram para a etapa regional, de caráter eliminatório, onde cada região do país indicou apenas uma candidatura por categoria para a fase nacional. A grande final reuniu um total de 25 candidatas. Desde 2004, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e mais de 200 foram premiadas.