Quando uma empresa ou pessoa se destaca, cresce, e abre filiais, o mercado logo busca saber qual foi o caminho trilhado, e a receita para o sucesso. Muitas vezes a impressão que se tem é de que se espera algo inovador, inusitado, para não dizer mirabolante. Contrariando essa expectativa, as empresárias Milena Vieira Kathyane Pedrosa da karamelo Store, marca de vestuário feminino que vem se destacando nas praças de Natal e Grande Natal, construíram a marca e reputação com planejamento estratégico, conhecimento do mercado, perfil do consumidor e foco no atendimento ao cliente, além de uma boa dose de ousadia e riscos calculados.
Há 05 anos no mercado a empresa começou com uma loja em Nova Parnamirim, no Shopping Reis Magos, posteriormente mudou-se para o shopping Cidade Verde, onde consolidou-se como referência no segmento de moda feminina, e agora em novembro abriu a segunda unidade no shopping Midway Mall.
A frase clichê, de que na crise uns choram e outros vendem lenço, cai como uma luva na história da Karamello, que é marcada por decisões estratégicas tomadas durante a pandemia em 2020, período em que o comércio físico fechou e muitas empresas infelizmente não sobreviveram.
Enquanto o comércio físico parava, Milena e Kathyane decidiram investir no online, aprendendo na prática como melhor atender sua clientela. “As pessoas compravam mesmo sem ter para onde ir, acho que era uma forma de se sentirem vivos. Foi aí que intensificamos nossas vendas no online, estreitamos o relacionamento com as clientes e passamos a conhecer melhor o perfil de compra de cada uma”, relembra a empreendedora.
Virada de chave na pandemia
Foi nesse período desafiador, que a Karamello deu um salto ousado: mudou-se do Shopping Reis Magos para o Shopping Cidade Verde, construindo a nova loja do zero. “Sempre quisemos ir para o Cidade Verde, na primeira tentativa as negociações não deram certo por questões do mix de lojas do shopping. Durante a pandemia o cenário literalmente mudou, eles se interessaram em ter uma loja de moda feminina, e nós acreditamos que era o momento certo, e foi, Graças a Deus! Hoje, já estamos há quatro anos lá, com uma clientela consolidada e crescente”, comemora Milena.
Experiência que transforma vendas
Com uma experiência de 19 anos no setor de telecomunicações e uma paixão por vendas, Milena nunca se viu fazendo outra coisa. Ainda enquanto trabalhava na BCP, antiga operadora de telecomunicação Claro, abriu uma loja de sapatos com a irmã, a Karmélia Calçados, mas no dia a dia percebeu que não se dedicavam como deveria, uma vez que a loja era um segundo plano das duas que tinha atividades profissionais paralelas, ela na telecomunicação e a irmã em um banco. Foi quando Milena decidiu pedir demissão e abrir uma nova loja, desta vez de moda feminina, por acreditar que vestuário tem mais giro do que sapatos. “Roupa as pessoas compram mais que sapatos, então decidimos mudar de seguimento e deu certo”, afirmou.
A empresária decidiu investir em um segmento que é um dos mais competitivos e tem muitas opções, o de moda feminina e acessórios, que de acordo com dados da Junta Comercial do Estado, representa cerca de 10.294 negócios no Rio Grande do Norte. Ela conta que se destaca da concorrência não só pela qualidade e preço dos produtos, mas pelo atendimento personalizado. “O diferencial da Karamello está no olhar treinado da equipe, sempre com foco no cliente, perfil de compras, de modelagem. Treinamos nossas vendedoras para identificar o que nossa consumidora gosta, e oferecer aquilo que vai vestir bem nela. É frustrante para qualquer pessoa provar várias peças e nada servir. Na Karamello isso é difícil de acontecer, pois esse cuidado começa na curadoria das coleções e fornecedores realizados com meses de antecedência e um olhar atento à diversidade de biótipos” destacou Milena.
A empresária comentou ainda que a moda brasileira, muitas vezes, não considera as mulheres reais que usam modelagens variadas e maiores, fato que dá um pouco mais de trabalho na hora dela fazer compras. “Priorizamos fornecedores que atendem as necessidades de nossas clientes, porque ao chegar na loja elas percebem esse cuidado que tivemos, e valorizam nossa atenção”, destaca Milena, que visita São Paulo mensalmente para planejar cada detalhe das coleções.
Segunda unidade – Midway Mall
O sucesso da loja no Shopping Cidade Verde, que atrai clientes de bairros como Tirol, Petrópolis e Lagoa Nova, chamou a atenção do Midway Mall, o maior shopping de Natal. “Escolhemos o Midway pela localização estratégica, mas também fomos escolhidos por eles, por conta do resultado sólido que construímos no mercado”, afirma Milena. A nova loja não apenas ampliou o alcance da marca, mas também gerou 15 novas vagas de emprego, refletindo o compromisso da Karamello com o crescimento local.
Receita do sucesso?
A empreendedora atribui o sucesso ao trabalho realizado por ela e pela irmã, que vai desde a escolha criteriosa de fornecedores até a gestão de equipes alinhadas com o padrão de excelência da marca. Ela afirma que todas as decisões são guiadas por um propósito maior: atender bem e fazer da experiência de compra algo memorável. “Não importa o tamanho do desafio, sempre colocamos o cliente no centro de tudo. A pandemia nos mostrou que o básico bem feito – um bom atendimento e produtos de qualidade – é o que realmente faz a diferença”, conclui Milena.