Desenvolvida pelo Polo Sebrae Onshore, a Plataforma Petrosupply inova na geração de negócios e foi oficialmente apresentada ao público do Mossoró Oil & Gas Energy ontem (26), na UFERSA
O Mossoró Oil & Gas Energy 2024 foi palco do lançamento de ferramenta inovadora de geração de negócios para o setor de petróleo, gás e energias. O Petrosupply foi oficialmente apresentado ao público do evento nesta terça-feira (26), no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Desenvolvido pelo Polo Sebrae Onshore para conectar empresas compradoras e fornecedoras, o sistema está em fase de aprimoramento desde seu pré-lançamento em setembro, durante a Rio Oil & Gas Energy, e agora entra em testes com o público-alvo.
A ferramenta, descrita como um “sistema de match” entre oferta e demanda, tem como principal objetivo dinamizar a cadeia produtiva do setor de óleo e gás. A ideia é, por meio de um trabalho estratégico de ativação, captar no evento novos cadastros de empresas interessadas em integrar a plataforma. A iniciativa promete beneficiar empresas de diversos portes, especialmente pequenas e médias, ao facilitar o acesso a novos mercados e parcerias estratégicas.
De acordo com Aline Lobo, gestora do Polo Sebrae Onshore, o Petrosupply vai além de ser uma simples plataforma digital. “Estamos trabalhando na aproximação de potenciais empresas compradoras e fornecedoras, promovendo conexões estratégicas que fortalecem o mercado como um todo, especialmente aquelas de pequeno e médio porte, que terão à disposição um canal de aproximação com empresas compradoras”, destaca.
O lançamento no maior evento do onshore nacional e um dos maiores da América Latina surge como um marco para a consolidação de novas práticas de negócios no setor energético. Ainda conforme a gestora, a expectativa é que a ferramenta impulsione negociações e contribua diretamente para o fortalecimento econômico regional.
“O Sebrae tem uma atuação no setor de óleo e gás de mais de 20 anos. Esse é um segmento de alto impacto nos estados do Norte e Nordeste, de alto impacto territorial e desenvolvimento socioeconômico territorial, onde estão instaladas as atividades das operadoras. É uma cadeia de densidade empresarial, de oportunidades para pequenos negócios que estão em todos os níveis de fornecimento, e o trabalho desenvolvido pelo Polo Sebrae Onshore, com o Petrosupply e outras iniciativas torna a cadeia produtiva ainda mais aquecida”, avalia.
Funcionamento
A ferramenta possui funcionalidade simples, baseada no cruzamento de informações detalhadas de oferta e demanda. O resultado é a otimização do processo de negociação e ampliação das oportunidades para todos os participantes.
Além de fomentar o networking entre os atores do setor, o Petrosupply também reflete o compromisso do evento e das instituições envolvidas com a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria onshore no Brasil.
Polo Sebrae Onshore
O Polo Sebrae Onshore é um hub de inteligência e fomento do setor de petróleo e gás onshore (em terra) no Brasil. O polo é coordenado pelo Sebrae Bahia e conta com a participação dos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe e Rio de Janeiro. A proposta da iniciativa é contribuir para o setor de óleo e gás onshore, gerando conhecimento e promovendo o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios.
Sobre o evento
Realizado pela Redepetro-RN, o Mossoró Oil & Gas Energy é o maior evento do onshore brasileiro e conta com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e outros parceiros. Com início hoje (26), o evento seguirá até quinta-feira (28), no Expocenter da Ufersa, em Mossoró.
Entre as novidades para este ano, está a ampliação no número de estandes, que passará dos 130 de 2023 para 200 na edição 2024, implantação de mais um pavilhão (agora são dois), além da inclusão na programação de debates em torno das energias renováveis.
O evento se destaca como ambiente de novos negócios e parcerias estratégicas. Também funciona como fórum de debates do onshore, com a presença de autoridades e especialistas do setor do Brasil e de outros países, em programações técnica e científica.
Além de abordar tendências e desafios do segmento, proporciona a troca de experiências entre empresas e investidores, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva do petróleo e gás onshore do Brasil e do mundo.
Foto: Allan Phablo