O evento contará com apresentações, homenagens, exposições e momento musical de encerramento
A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebra seu 50º aniversário nesta quarta-feira (18), com uma programação especial a partir das 14h30. O evento contará com apresentações, homenagens, exposições e um momento musical de encerramento, reforçando a trajetória da BC como espaço de memória, inovação tecnológica e inclusão social. A celebração ocorre no Hall da Biblioteca, que fica localizada no Campus Recife, e é aberta ao público.
A cerimônia de abertura dará início à celebração. Em seguida, será realizada a exibição de um vídeo comemorativo retratando a história da Biblioteca Central desde sua fundação, em 1973. Na sequência, serão realizadas homenagens a servidores e colaboradores que se destacaram ao longo das décadas, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento da BC.
Três exposições serão inauguradas durante o evento: “Biblioteca Central da UFPE: Há 50 anos, evoluindo com a informação”, que revisita a história da instituição; “50 Ex-Libris para a Biblioteca Central: arte e tecnologia através dos tempos”, que explora a arte gráfica e simbólica dos ex-libris; e “Móbiles: O vitral em movimento: a terceira dimensão”, uma mostra que combina arte e movimento. A celebração será encerrada com um momento musical protagonizado por Amanda Gânimo e Daniel Bruno.
Segundo Andréia Alcântara, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE e da Biblioteca Central, a BC tem se destacado por redesenhar seu papel no campus, preservando acervos históricos e raros, ao mesmo tempo em que implementa inovações tecnológicas e sociais. Entre essas iniciativas estão a criação do Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-raciais (Epcrer), em parceria com o Núcleo Erer; a Divisão de Informações Acessíveis, com apoio do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace); e o empréstimo de notebooks e tablets, viabilizado por recursos da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes).
A BC também colabora, junto à Proaes, para a criação de uma sala de apoio à amamentação, voltada para mães estudantes, reafirmando seu compromisso com ações afirmativas e inclusão social. “Desde seu nascimento, a BC é essencialmente social e voltada para atender as necessidades da comunidade”, destaca Andréia Alcântara.