Olinda terá abertura do Recanto do Cordel e da Educação Popular

O evento irá ocorrer neste sábado (21) e domingo (22) no bairro de Caixa d´água

Com um sonho, uma ideia, cordel e resistência, o empreendedor, cordelista e arte-educador, Caio do Cordel, construiu o primeiro Recanto do Cordel e de Educação Popular do Brasil, bem no meio de uma periferia, na comunidade de Caixa D’água, em Olinda. O local estará de portas abertas e contará com apresentação pedagógica do espaço, presença de artistas populares, recitais e momentos de dinâmicas musicais regionais, nos dias 21 e 22 de dezembro, no sábado das 8h30 às 12h30 e domingo das 9h às 12h, entrada de 1kg de alimento não perecível ou uma contribuição opcional de R$5,00.

Há aproximadamente um ano e meio, Caio vem construindo tijolo por tijolo, “aperreios por aperreios”- como ele diz- este ponto de cultura e de educação.

A cada cordel vendido por cinco reais, a cada livro, a cada encomenda, a cada propaganda realizada, a cada apresentação artística, a cada palestra, a cada oficina aplicada, seu sonho passou a sair do papel e hoje é uma realidade.

O poeta educador tem um projeto em Pernambuco, chamado de “Cordel na Minha Escola”. Ele aplica oficinas de vivência, produção literária e musicalidade em cordel em Recife, região metropolitana e interior do estado. Projeto este que já alcançou a marca de 50 instituições de ensino e mais de 5000 alunos contemplados com os trabalhos executados. E que pra ele é o grande pilar de construção e desenvolvimento deste empreendimento.

O Recanto do Cordel e da Educação Popular está estruturado sob o planejamento inicial de receber instituições de ensino, artistas, turistas e moradores de periferias de Recife e região.

Também servirá como ponto de educação e cultura com cursos de cordel, xilogravura e musicalidade; EJA, alfabetização; e pré-enem social. O espaço também organizará sarais poéticos, batalhas de rimas e apresentações artísticas/musicais.

Sob a perspectiva econômica, Caio pretende organizar feiras empreendedoras nordestinas com parceiros locais, fomentando a economia local e adjacências. Para ele, a iniciativa quebra tabus e paradigmas sociais, por ser construída numa comunidade periférica.

O empreendedor está muito esperançoso com a execução do projeto. Ele acredita que certamente, será não só um ponto de educação e cultura bem visitado. Mas um espaço com parcerias que fomentará um novo olhar para a cultura e educação popular. Contribuirá significativamente para as transformações sociais e econômicas locais e regionais.

Mais informações via instagram: @cordelminhaescola

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Sebrae realiza Mutirão Acredita nesta quarta (30), no Recife, com foco em oferta de renegociação de débitos de pequenos negócios  

Imagem: Freepik Ação gratuita reunirá instituições financeiras e contará com palestra do ex-jogador Raí sobre liderança e resiliência   Empreendedores pernambucanos terão a...

Chico César faz show gratuito na Estação das Artes, em Fortaleza, no dia 8 de maio

Foto: Ana Lefaux O cantor e compositor Chico César chega a Fortaleza (CE) para uma apresentação no próximo dia 8, na Estação das Artes...

Gibson Santos conquista bronze no Brasileiro de Jiu-Jitsu e destaca Pernambuco no cenário nacional

Foto: Divulgação Com este resultado, o pernambucano se consolida como um dos principais atletas do Brasil em sua categoria O atleta da...

plugins premium WordPress