“Um Piano por Pernambuco”, projeto itinerante de sensibilização musical, começa dia 1º de novembro no Recife, segue por Vitória de Santo Antão, Caruaru, Arcoverde e Triunfo. São recitais, masterclasses e aulas-concertos com acesso gratuito
O pianista Luis Felipe Oliveira embarca em uma turnê por cinco cidades com o projeto “Um Piano por Pernambuco”. Com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, a iniciativa itinerante de sensibilização musical levará, durante o mês de novembro, recitais gratuitos da capital ao Sertão: Recife (dia 1º, na ETE de Criatividade Musical, na Boa Vista), Vitória de Santo Antão (dia 8, Teatro Silogeu), Caruaru (dia 12, Teatro Rui Limeira Rosal), Arcoverde (dia 13, Teatro Geraldo Barros) e Triunfo (dia 14, Convento São Boa Ventura). Masterclass e concerto-aula também estão na programação das cidades visitadas.
“Quando levamos a um município um trabalho artístico diferente do que comumente lá é praticado, proporcionamos o enriquecimento cultural da cidade e da população. Parte do público estará vendo um piano pela primeira vez. Como aconteceu comigo aos 15 anos, é possível que isso transforme uma vida, com crianças e adultos despertando o interesse pelo instrumento após esse encontro”, destaca o músico, acrescentando que além dos ouvidos, a intenção é encantar os olhos. “Quero mostrar que o piano é um instrumento muito bonito quando visto de perto.”
Natural de Gravatá, Luis Felipe teve seu primeiro contato com o piano durante a passagem do “Festival Virtuosi” pela sua cidade, em 2012, quando viu pela primeira vez um piano e um concerto de música clássica. Começou então a estudar sozinho pela internet e fez amizade com o gerente de um hotel do município, que o convidou a tocar para os hóspedes nos fins de semana – nos demais dias, o instrumento ficava liberado para o garoto treinar.
Hoje, aos 27 anos, premiado dentro e fora do País (e por diversas edições, atração daquele “Festival Virtuosi” que transformou sua vida), é ele quem leva o piano para encantar novas pessoas. Inspirado por projetos como “Um Piano pela Estrada” (de Arthur Moreira Lima) e “Piano Brasil” (de Miguel Proença), que oferecem concertos por diversas regiões do Brasil, o pianista pernambucano busca agora proporcionar uma experiência similar ao público pernambucano.
REPERTÓRIO – O repertório de “Um Piano por Pernambuco” traz a riqueza e a diversidade da música clássica através de composições de Liszt, Chopin, Villa-Lobos e do pernambucano Dierson Torres, de quem será executada a peça ‘Seis Variações sobre o Hino de Pernambuco’, escrita pelo compositor a pedido de Luis Felipe – e ao pianista gravataense dedicada. Com duração de 50 minutos, o programa propõe uma viagem pelos primórdios do repertório pianístico do romantismo do século 19, passando pelo nacionalismo brasileiro no século 20 e chegando até o século 21 com um compositor pernambucano vivo.
O projeto incluirá masterclass e concerto-aula de sensibilização à música erudita para estudantes do ensino fundamental e médio. Os encontros terão tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo e com deficiência auditiva. Todos os textos produzidos para o projeto, incluindo o programa com informações sobre as obras, compositores e intérprete, serão disponibilizados online com descrição de imagens, assegurando o acesso para pessoas com deficiência visual.
“Um Piano por Pernambuco” conta com apoio dos Pianos Chateaubriand e incentivo da Fundarpe/Funcultura/Governo de Pernambuco.
LUIS FELIPE OLIVEIRA – Natural de Gravatá, Agreste de Pernambuco, formou-se “cum laude” em Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação do professor Dr. Antonio Nigro. Atualmente, cursa Mestrado em Piano na MusicalArts, em Madri, Espanha, na classe do professor Manuel Araujo, e aprimora seus estudos na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, em Coimbra, Portugal.
Com uma trajetória musical marcada por importantes conquistas, Luis Felipe Oliveira acumula prêmios em competições nacionais e internacionais. Em destaque, o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano Edna Basseti Habith (2022) e no Prêmio Especial “Mozart” no Coimbra World Piano Meeting (2022). O pianista também conquistou o primeiro lugar no Piracicaba International Piano Concerto Competition (2017), foi semifinalista no Concurso Internacional de Piano de Viseu (2023) e selecionado para o Programa Prelúdio da TV Cultura (2016).
Luis Felipe já se apresentou em diversas salas de concerto no Brasil, Portugal, Argentina e México, participando de eventos como o Festival Internacional de Música de Campina Grande e o Festival Virtuosi, no Recife. Como solista, atuou com orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Sinfônica do Recife, a Orquestra Sinfônica de Limeira (SP) e a Orquestra Clássica do Centro (Coimbra-PT).
Em 2015, o pianista dirigiu o 1º Festival de Música da Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Gravatá, e, no mesmo ano, foi convidado por Miguel Proença a participar do recital “Talentos Piano Brasil”, no Rio de Janeiro, convite que se repetiu dois anos depois. Em 2016, lançou o projeto “Piano em Casa”, com o objetivo de aproximar a música para piano do público.
SERVIÇO
“Um Piano por Pernambuco”
01/11 – Recife
Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (Rua da Aurora, 439 – Boa Vista)
9h – Masterclass
19h30 – Recital
08/11 – Vitória de Santo Antão
Teatro Silogeu (Rua João Fernandes Vieira, 200 – Matriz)
10h – Concerto aula
14h – Concerto aula
19h30 – Recital
12/11 – Caruaru
Teatro Rui Limeira Rosal (Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis)
15h – Concerto aula
19h30 – Recital
13/11 – Arcoverde
Teatro Geraldo Barros (Rua Capitão Arlindo Pacheco, 364 – Centro)
15h – Concerto aula
19h30 – Recital
14/11 – Triunfo
Convento São Boa Ventura (Avenida Frei Fernando, 194 – Triunfo)
14h – Concerto aula
19h30 – Recital