Encontro de Produtores fortalece a Rota do Cordeiro no RN

Evento discute desafios e inovações no setor de ovinocaprinocultura durante a Festa do Boi

As diferentes perspectivas do setor de ovinocaprinocultura foram o foco do Encontro de Produtores da Rota do Cordeiro, realizado na tarde desta sexta-feira (11) no palco Juntos pelo Agro, no espaço Agência Sebrae na Festa do Boi 2024. Com o tema “Do Produtor ao Prato”, as palestras do Encontro abordaram desde os cuidados no campo através de um manejo adequado até a experiência do consumidor final que aprecia pratos à base de cordeiro. O evento contou ainda com a presença de um tradutor em Libras, garantindo acessibilidade para todos os participantes.

O Encontro faz parte do projeto Rota do Cordeiro, do Sebrae-RN, que oferece assistência técnica aos criadores de ovinos e caprinos. A programação incluiu uma explanação sobre o cenário da ovinocaprinocultura nacional e uma roda de conversa com influenciadores da cadeia. Nesta última, a discussão abrangeu diversos temas, como os desafios do campo, melhoramento genético, abate e beneficiamento, industrialização e comércio, além da gastronomia.

“A gente vem observando um momento novo com a reunião da iniciativa pública e privada ao redor da cadeia produtiva da caprinocultura, em prol de revitalizar o setor”, comemora o produtor Caius Otávio, proprietário da Fazenda Frei Damião e presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC).

Sua propriedade participa do projeto Rota do Cordeiro há cerca de um ano, e ele já desfruta de benefícios. “Conseguimos melhorar toda a parte de manejo, através da assistência técnica e sanitária, o que resulta numa melhor comercialização de nosso produto”, revela. Ao presenciar esses bons resultados, Caius expressa o desejo de que mais produtores recebam essa assistência e possam contribuir para um melhoramento econômico do setor.

Durante a roda de conversa, foi destacado que a falta de cuidado nas bases, como a certificação do produtor, os cuidados sanitários e a regularização legal dentro dos padrões exigidos, dificulta o crescimento do setor. Isso ocorre porque a carne de cordeiro, por exemplo, chega ao consumidor sem a qualidade desejada, gerando experiências gastronômicas negativas.

“A clandestinidade é uma barreira na comercialização e beneficiamento que enfrentamos todos os dias”, destacou Magnus Artur, proprietário da Cordeiro Patriota. Ele acrescentou que o consumidor não tem consciência do impacto negativo na cadeia econômica e dos riscos de consumir produtos sem padrão de qualidade. “Esses animais representam riscos à saúde e à segurança alimentar das pessoas”, frisa.

Nesse contexto de atenção à qualidade, Carlos Henrique, médico veterinário e consultor do Sebrae, enfatizou que, na ovinocultura, a tríade do sucesso é composta pelo manejo reprodutivo, o pastoreio e o confinamento.

Tratando sobre o abate, Edmilson Fernandes, presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (ACOSC), destacou a reabertura do Frigorífico Cesar Militão. Segundo Edmilson, a proposta é se aproximar ainda mais dos produtores a fim de fortalecer a cadeia com novas parcerias, permitindo o abate para todos, associados ou não. Com o apoio do Sebrae-RN, a unidade de beneficiamento foi reaberta no último mês pela ACOSC, com capacidade de realizar em torno de 28 mil abates de animais por ano.

Welder Albuquerque, chefe de cozinha e consultor na área gastronômica, destacou a importância da qualidade na produção de alimentos. “O material é inquestionável quando produzido com qualidade”, afirma. Ele mencionou a experiência de desenvolver um cardápio específico em um hotel, onde a adesão ao cardápio pelos clientes foi impressionante, atraindo um público internacional.

O projeto Rota do Cordeiro do Sebrae-RN, em atuação há quatro anos, atualmente abrange todo o estado do Rio Grande do Norte, assistindo 100 produtores de forma fixa e periódica. De acordo com Everton Monteiro, analista e gestor do projeto, são realizados diagnósticos detalhados e, em seguida, implementadas ações voltadas para o manejo sanitário, reprodutivo e alimentar, ajustando as intervenções de acordo com as peculiaridades de cada produtor.

No Rio Grande do Norte, a ovinocaprinocultura é significativa, com cerca de 800 mil cabeças de animais, evidenciando a relevância do projeto na melhoria da qualidade e da produtividade do setor.

A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000 m² no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN, durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62ª edição. A Agência é caracterizada por esse ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

A magia da Páscoa invade o Shopping Parangaba, em Fortaleza

Foto: Divulgação Durante todos os domingos de abril, os corredores do Shopping Parangaba se transformam em um verdadeiro espetáculo de cores, música...

Vereadores de Natal Participam do Lançamento do Prêmio Parlamento Empreendedor 2025

Foto: Francisco de Assis Os vereadores de Natal participaram nesta sexta-feira, 04/04, do lançamento do edital do Prêmio Parlamento Empreendedor, realizado anualmente...

Dia Mundial da Saúde 2025 inicia campanha global pela saúde materna e neonatal

Imagem: Freepik No Rio Grande do Norte, especialista destaca avanços e desafios na proteção à vida de gestantes e recém-nascidos Na próxima...

plugins premium WordPress